Revogaço 2 – Balanço Geral

No 2º turno das eleições presidenciais de 2022, as forças democráticas lideradas pelo presidente Lula venceram. A pesquisa do Revogaço, realizada por uma equipe de 25 pesquisadores, examinou mais de 20 mil normas infralegais do governo Bolsonaro, bem como emendas constitucionais, projetos de lei e medidas provisórias. Isso revelou o Método Bolsonaro de Destruição da Democracia, um conjunto sistemático de ações da extrema direita visando desmantelar a ordem democrática pós-1988.

O Método Bolsonaro de Destruição da Democracia é composto por quatro dimensões interligadas: Destruição Orçamentária, que envolveu cortes para enfraquecer as estruturas estatais de direitos; Destruição do Público, promovendo privatizações e minando a função pública do Estado; Destruição Ideológica, atacando setores de direitos e promovendo autoritarismo; e Destruição Institucional, desarticulando políticas públicas em todos os níveis.

Após 200 dias de governo Lula, o Revogaço se destaca como parte crucial da reconstrução democrática no Brasil. Inclui análises sobre os desafios de derrotar a extrema direita, destacando tentativas de golpe e questões como o genocídio Yanomami. São apresentados balanços gerais das revogações em 2023 e como o governo Lula está agindo em relação às quatro dimensões do Método Bolsonaro de Destruição da Democracia.