Perspectivas da cultura livre na América Latina

organizado para discutir o tema a partir do livro “A Cultura é livre: Uma história da resistência anti propriedade“, de Leonardo Foletto, uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária. O debate será realizado em espanhol e é parte da #ipweek do Intelectual Property Global Congress.
21/10/2021
por
Autonomia Literária

No próximo dia 27 de outubro, às 18h, acontece a mesa Perspectivas da cultura livre na América Latina. O evento foi organizado para discutir o tema a partir do livro “A Cultura é livre: Uma história da resistência anti propriedade“, de Leonardo Foletto, uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária. O debate será realizado em espanhol e é parte da #ipweek do Intelectual Property Global Congress.

A proposta do encontro específico é discutir um status quo da questão na latino-americano em contexto pandêmico: existe um “movimento” da cultura livre ainda? Quais as frentes de disputa hoje em torno da flexibilização dos direitos autorais na internet e os desafios, novos ou velhos, colocados no contexto da pandemia de covid-19?  No debate a perspectiva da cultura livre será relacionada com as noções de propriedade na cultura dos povos originários e compreender de que forma o acesso livre ao conhecimento ressoa nesse contexto.

Participam do encontro:

  • Leonardo Foletto, jornalista, ativista da cultura livre, editor da BaixaCultura, membro do Creative Commons Brasil e autor de “A Cultura é Livre”.
  • Yamanik Cholotío, feminista indígena, integrante da Federação de Escolas de Rádio da Guatemala (FGER), organização que reúne e trabalha com estações de rádio alternativas.
  • Jorge Gemetto, coordenador do centro cultural Ártica, pesquisador do Laboratório de Dados e Sociedade (Datysoc), membro do Creative Commons Uruguai e Wikimedistas do Uruguai.
  • Mariana Fossatti, socióloga, coordenadora do centro cultural Ártica, editora da publicação GenderIT da Associação para o Progresso das Comunicações, membro de Datysoc, Creative Commons Uruguai e Wikimedistas do Uruguai.

Link para o debate em espanhol: https://youtu.be/bG5gnPAAV40

Mais informações em espanhol em: https://www.articaonline.com/2021/10/perspectivas-de-la-cultura-libre-en-america-latina/