Plano de Ação para o Cooperativismo de Plataforma é apresentado em evento com Lula

O Plano de Ação foi entregue em mãos em evento realizado no Galpão do Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo. Os organizadores estimam que o encontro reuniu mais de 1.500 pessoas.
16/09/2022
por
Ex-presidente Lula recebe Plano de Ação para o Cooperativismo de Plataforma
Ex-presidente Lula recebe Plano de Ação para o Cooperativismo de Plataforma

Cooperativas e integrantes do movimento de Economia Solidária apresentaram nesta quarta-feira, 14 de agosto, o Plano de Ação para o Cooperativismo de Plataforma no Brasil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento foi entregue em mãos em evento realizado no Galpão do Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo. Os organizadores estimam que o encontro reuniu mais de 1.500 pessoas.

O Plano de Ação trata da necessária regulação do trabalho por plataformas, acompanhada de proteções trabalhistas, e defende políticas públicas de fomento ao cooperativismo de plataforma. O texto foi elaborado a partir do seminário Cooperativismo de Plataforma e Políticas Públicas, realizado em Porto Alegre em junho de 2022 com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O manifesto coletivo discutido no encontro foi ampliado para mais instituições interessadas, e delineia princípios e políticas públicas para o cooperativismo de plataforma no Brasil.

Em linhas gerais, o cooperativismo de plataforma articula a potencialidade de tecnologias digitais a favor de lógicas cooperativistas, comunitárias e de economia solidária. A documento foi entregue por Bruna Isidoro Sampaio, do Señoritas Courier, coletivo de pessoas LGBTQIAP+ que, desde 2017, atua na área de ciclologística na cidade de São Paulo, com o serviço de entrega de produtos, encomendas e documentos, utilizando exclusivamente a bicicleta. Em 2021, o grupo foi tema de um documentário em curta metragem produzido pelo DigiLabour.