FUNDAÇÃO ROSA LUXEMBURGO - BRASIL E PARAGUAI
A Fundação Rosa Luxemburgo é uma instituição alemã sem fins lucrativos vinculada ao partido Die Linke (A Esquerda). Fundada no ano de 1990, em Berlim, tem como principais desafios promover a formação política e a crítica social, pautadas na tradição dos movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas. Desde 2000, suas iniciativas de cooperação internacional e solidariedade contam com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento e do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Com escritórios em mais de 24 países, a FRL abriu o escritório regional do Brasil e Paraguai, em 2003, na cidade de São Paulo. Na região, os eixos principais são: a defesa da democracia e de direitos políticos e sociais; críticas a modelos extrativistas, transgenia e mercantilização da natureza e da vida; e alternativas ao sistema capitalista, com o apoio a experiências coletivas e solidárias, bem como a divulgação de conceitos como Bem Viver e a luta contra o racismo e todas as opressões e por uma sociedade justa e livre. A nossa orientação política é um socialismo democrático, ecológico, feminista, internacionalista desde baixo.
ROSA LUXEMBURGO
Um dos objetivos da FRL é a divulgação da vida e a obra de Rosa Luxemburgo, que se caracterizam pela união entre pensamento e ação; teoria e prática; pensamento científico e compromisso com a luta dos oprimidos. Como forma de homenageá-la, um site especial reúne um diversificado acervo de fotografias, vídeos, aulas e textos sobre Rosa Luxemburgo. Referência para a pesquisa e a difusão do conhecimento da marxista polonesa, na página são disponibilizados conteúdos inéditos na língua portuguesa e materiais que apresentam muito além da sua conhecida figura militante e revolucionária.
Confira:
A CENTRAL
President: Heinz Bierbaum
Executive Director: Daniela Trochowski
Director International Department: Philip Degenhardt.
Rosa-Luxemburg-Stiftung
OUTROS ESCRITÓRIOS:
NORTH AMERICA AND UNITED NATIONS, New York/USA
President: Dr. Dagmar Enkelmann
Executive Director: Daniela Trochowski e Kathrin Schäfgen
Director International Department: Dr. Boris Kanzleiter
Rosa-Luxemburg-Stiftung
NORTH AMERICA AND UNITED NATIONS, New York/USA
President: Dr. Dagmar Enkelmann
Executive Director: Daniela Trochowski e Kathrin Schäfgen
Director International Department: Dr. Boris Kanzleiter
Rosa-Luxemburg-Stiftung
NORTH AMERICA AND UNITED NATIONS, New York/USA
President: Dr. Dagmar Enkelmann
Executive Director: Daniela Trochowski e Kathrin Schäfgen
Director International Department: Dr. Boris Kanzleiter
Rosa-Luxemburg-Stiftung
DIREÇÃO
Andreas Behn é jornalista, mestre em sociologia pela FU Berlim. Especialista em relações internacionais, geopolítica e comunicação comunitária.
COORDENAÇÃO DE PROJETOS
Christiane Gomes é jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pela USP. Coordena projetos vinculados à gênero e raça, com foco em mulheres negras. Participou como Fellow no Portal Project, think thank da Universidade de Illinois nos Estados Unidos ao lado de nomes como Angela Davis e Naomi Klein. Integrante do Ilú Obá de Min – Educação, arte e cultura negra.
Daniel Santini é jornalista, mestre e doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Coordena projetos relacionados à mobilidade, trabalho e tecnologia, entre outros. Autor do livro Passe Livre: as Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização e coorganizador do livro Mobilidade Antirracista.
Elisangela Soldateli Paim é jornalista. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Coordenadora do Programa Latino-americano de Clima e Energia. Coordenadora do relatório Em Nome do Clima: Mapeamento Crítico. E possui artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR).
Jorge Pereira Filho é formado em comunicação social, mestre em Políticas da Comunicação, doutorando em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Coordena projetos vinculados à formação política, movimentos populares, soberania alimentar e economia popular. Organizador do Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul, coordenador da Coleção Emergências e editor de diversas publicações sobre a vida e obra de Rosa Luxemburgo.
Verena Glass é jornalista pela Unesp. Especialista em produção audiovisual pela
Columbia Academy Multimedia Training Center, Canadá, e fotografia pelo Senac. Coordena projetos vinculados à formação política, movimentos sociais, resistências territoriais, soberania alimentar e direitos da natureza. É organizadora do livro Protocolos de Consulta Prévia e o direito à livre determinação.
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Katarine Flor é jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e Integrada pela ESPM. Atua com planejamento estratégico e produção de conteúdo. Possui intercâmbios na Alemanha e Argentina, além de formação em Mídias Sociais, Produção Audiovisual para Plataformas Digitais, Webwriting e Assessoria de Imprensa Digital. Uma das autoras do livro Mobilidade Antirracista.
ADMINISTRATIVO
Marilisa Eguchi é administradora do escritório São Paulo, graduada em administração de empresas.
Andressa Rosa é assistente de projetos. Graduada em administração.
Aidee Sequeira é assistente administrativa. Graduada em medicina veterinária.
Everalda Marques é auxiliar de Serviços Gerais
Maria de Jesus é auxiliar de Serviços Gerais
FINANCEIRO
Davide Antônio Simadon é gerente financeiro. Formado em Administração de Empresas e Pós-Graduação MBA em Controladoria pela PUC-SP.
Debora Ruiz é coordenadora financeira. Graduada em gestão financeira e matemática pela Anhembi Morumbi. Tem formação em contabilidade pelo Senai.
Arthur Minotelli é assistente financeiro. Graduado em administração. Pós-graduado em contabilidade.