Mostra Internacional Audiovisual

Resistências e re-existências terá lançamento durante a mostra Curta o Gênero

No dia 16/08, às 18h, será realizado o lançamento do livro Resistências e Re-existências. Na ocasião será realizado um debate com participação da organizadora da coletânea e coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, Elisangela Soldadeli Paim, e com a assistente social e membro da coordenação colegiada do Instituto Terramar, Cristiane Faustino. O evento faz parte da programação da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

RESISTÊNCIAS E RE-ÊXISTÊNCIA

O livro Resistências e re-existências: mulheres, território e meio ambiente foi escrito por mulheres integrantes de organizações, movimentos sociais e pesquisadoras, traz uma reflexão coletiva sobre o retrocesso de direitos duramente conquistados; a violência institucional do Estado; a desregulamentação da política de proteção ambiental; as múltiplas violências sofridas pelas mulheres no contexto da pandemia e a falta de acesso a alimentos de qualidade, agravada com a crise de insegurança alimentar.

A publicação foi editada pela Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com Editora Funilaria e parte de uma construção coletiva do Programa Latino-Americano de Clima da Fundação, que tem como prioridade o apoio a processos de transição socioecológica justa, que se encontrem fora das lógicas do capital e promovam a proteção dos bens comuns e dos modos de vida locais das comunidades, com compromisso com o feminismo e o antirracismo.

CURTA O GÊNERO

O Curta o Gênero nasceu em 2012 com uma ideia nítida de que produção e difusão/incidência teórico-política e artístico-cultural são campos que, se didaticamente podem ser separados, na prática não o são e, como era de se esperar, nosso foco era quase exclusivamente as questões de gênero e sexualidades.

Ao longo desta década, passou a interessar ao Curta o Gênero os feminismos latino-americanos, com especial atenção aos designados como decoloniais, as perspectivas materialistas histórico-dialéticas e outras perspectivas que efetivamente não se coadunassem, nem fizessem concessões à lógica neoliberal ou colonial/racista.

Confira a programação completa da mostra Curta o Gênero.