Série do DigiLabour debate Cooperativismo de Plataforma e Políticas Públicas

10/05/2022
por

Alternativas à precarização do trabalho é tema de encontros internacionais on-line, etapa preparatória para encontro presencial em Porto Alegre em junho

Como parte da preparação para um encontro presencial na cidade de Porto Alegre em junho de 2022, o Laboratório DigiLabour, por meio do Observatório do Cooperativismo de Plataforma, organizou uma série de debates sobre Cooperativismo de Plataforma e Políticas Públicas. A iniciativa tem apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

Em maio, são dois encontros previstos. O primeiro, sábado dia 14, às 10h, tratará de Trabalho decente e governança para o cooperativismo de plataforma. O segundo, sábado dia 28, também às 10h, abordará Tecnologias livres e cooperativismo de plataforma. A série começou em abril e já teve dois encontros com os temas: Cooperativas de entrega e transporte: desafios na construção de plataformas Quais políticas públicas para o cooperativismo de plataforma? A proposta é facilitar um espaço em que trabalhadores, coletivos, cooperativas, formuladores de políticas e acadêmicos discutirão experiências internacionais e nacionais possam contribuir para debate público sobre o futuro do cooperativismo de plataforma no Brasil.

Assim como os dois primeiros, os próximos eventos serão on-line e com tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.


Confira a programação:


Sábado, 14 de maio, 10h

Trabalho decente e governança para o cooperativismo de plataforma

Callum Cant – Fairwork/ University of Oxford, Reino Unido

Rahel Süß – Humboldt-University of Berlin, Alemanha

Nathan Schneider – University of Colorado Boulder, Estados Unidos

Denise Kasparian – Universidad de Buenos Aires, Argentina

Julice Salvagini – Fairwork/ UFRGS, Brasil


Sábado, 28 de maio, 10h

Tecnologias livres e cooperativismo de plataforma

Collective Tools, Suécia

EITA, Brasil

GCoop, Argentina

Leonardo Foletto – BaixaCultura, Brasil


Organização:
Laboratório de Pesquisa DigiLabour
Observatório do Cooperativismo de Plataforma
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – UNISINOS

Financiamento:
Fundação Rosa Luxemburgo

Apoio:
Fairwork
Platform Cooperativism Consortium

Sobre o Observatório:

Em 2021, o Laboratório de Pesquisa DigiLabour lançou o Observatório do Cooperativismo de Plataforma, um local para produção e circulação de conteúdos sobre o tema. Lá podem ser encontradas notícias e pesquisas já realizadas. Além disso, há 20 vídeos com princípios e práticas do cooperativismo de plataforma. Em 2022, apresenta uma série de eventos sobre cooperativismo de plataforma e políticas públicas