Parlamentar alemão acompanha eleições no Brasil e se reúne com lideranças na Bahia

Andrej Hunko, deputado federal do partido Die Linke, esteve em Salvador e pode conhecer mais da realidade e ação política de ativistas do movimento negro e de mulheres negras na capital baiana
07/11/2022
por
Christiane Gomes

Andrej Hunko esteve em Salvador e destacou a importância internacional das eleições no Brasil e conheceu mais da realidade e ação política de ativistas do movimento negro e de mulheres negras na capital baiana

Na foto, a deputada estadual eleita Olívia Santana, o deputado federal do partido Die Linke Andrej Hunko, a socióloga e liderança do movimento de mulheres negras Vilma Reis, e a presidente da SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos), Lígia Margarida.
Na foto, a deputada estadual eleita Olívia Santana, o deputado federal do partido Die Linke Andrej Hunko, a socióloga e liderança do movimento de mulheres negras Vilma Reis, e a presidente da SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos), Lígia Margarida.


O alemão Andrej Hunko, deputado federal do partido Die Linke, esteve no Brasil para acompanhar o segundo turno das eleições presidenciais em Salvador (BA).  Ele observou o processo político na cidade e, nos dias seguintes, se reuniu com lideranças políticas e de movimentos sociais e de mulheres negras na capital baiana. Entre elas estava a socióloga e liderança do movimento de mulheres negras Vilma Reis, a deputada estadual eleita Olívia Santana e a presidente da SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos), Lígia Margarida.

Entre os temas do encontro esteve as manifestações antidemocráticas à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, os ataques constantes à democracia brasileira, além da baixa representação política de mulheres negras na política institucional e o racismo e violência estrutural do Estado Brasileiro que atinge a população negra, em especial mulheres e juventude.

Para Andrej, as tarefas para Lula são imensas, considerando a forte presença de forças conservadoras no Senado e no Congresso Nacional; além disso uma cooperação justa com o novo governo, especialmente quando se trata do acordo de proteção e comércio na Amazônia, é necessária e urgente.

Importância internacional das eleições no Brasil

“Neste encontro com Vilma, Olívia e Lígia tratamos sobre a situação atual no Brasil, os distúrbios do processo eleitoral provocadas por agentes do estado aliados ao bolsonarista, o problema do (até agora) não reconhecimento do resultado por Bolsonaro, as dificuldades que Lula enfrentará para encontrar maiorias, a importância internacional da eleição, o papel da luta negra, especialmente as mulheres.

Saliento a importância mundial desta eleição e do rápido reconhecimento do resultado pela comunidade internacional para a estabilização das instituições democráticas no Brasil e a necessidade de cooperação internacional para salvar a Amazônia. Foi uma troca de opiniões e informações muito frutífera, que gostaria de continuar. Recomendo vivamente que se mantenha este tipo de diálogo e o recomendarei para futuras delegações da Alemanha, por exemplo, o grupo parlamentar alemão-brasileiro”, afirmou o parlamentar alemão.

“A comunidade internacional tem um importante papel na visibilidade e defesa da democracia e na legitimidade do processo eleitoral que elegeu Lula. Isso é fundamental para o novo governo, para a população negra, para os povos indígenas e para a defesa da Amazônia”, afirmou Vilma Reis.

* Christiane Gomes é coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai