A perspectiva feminista de ação e resistência na América Latina

Série especial apresenta o trabalho de enfrentamento ao Covid-19 em diversos países latinoamericanos que, em comum, tem as mulheres na linha de frente
26/07/2020
por
FRL
CORONA CHRONICLES | BRASIL
Esta é a nossa crônica, nas vozes de Aline Lima, do Instituto Pacs, e da socióloga e ativista da Mahin, Vilma Reis

O coronavírus está afetando a todas e todos e transformando o cotidiano. Embora os efeitos a longo prazo da epidemia ainda não sejam definidos, seu impacto já é sentido em todas as áreas da sociedade.  As consequências na vida das mulheres são ainda mais evidentes em relação ao aumento da violência, da carga horária dedicada aos cuidados à família, da vulnerabilidade econômica e habitacional, entre outros.Essas consequências evidenciam a necessidade de se abrir e aprofundar os debates sobre uma variedade de tópicos, como: políticas de austeridade, sistemas de saúde, políticas comerciais internacionais, estruturas de poder político e processos econômicos globais, sistemas alimentares e construção de alternativas. Acima de tudo, a situação levanta questões em torno de nossa compreensão de solidariedade e responsabilidade. Nesta iniciativa internacionalista de crônicas sobre a pandemia, o Corona Chronicles, é um espaço para as parceiras da FRL, em diferentes países, relatarem suas experiências.
Esta série especial, na perspectiva dos feminismos na América Latina, narra a experiência da pandemia a partir do olhar de mulheres com foco em problemas e alternativas específicas de diferentes países, enfatizando a economia do cuidado e trabalho reprodutivo, dívida, violência, novo conservadorismo, entre outros fenômenos que temos de enfrentar.
Realizamos esse trabalho a partir do programa Feminismos Regionais para a América Latina da Fundação Rosa Luxemburgo, que busca fortalecer os diálogos entre organizações feministas da região e promover debates que recuperem as demandas e reflexões do movimento feminista.

Conheça outros vídeos da série:

CORONA CHRONICLES | EQUADOR
Na voz de Patricia Yallico, Waranka, da Asociación de Creadores de Cine y Audiovisual de Pueblos y Nacionalidades – ACAPANA, em Quito.

CORONA CHRONICLES | MÉXICO
Na voz de Amanda Ramos,  integrante  do  Marea Verde Altas Montañas, em Veracruz.

CORONA CHRONICLES | VENEZUELA
Na voz de Sandra del Toro, do Comités de Tierra Urbana –  Barrio José Félix Ribas, Petare, em Caracas.

CORONA CHRONICLES | ARGENTINA
Nas vozes de Milena Medina – Organization “La Poderosa – Resistencia Villera”, em Rosario; Lucía Cavallero – Ni Una Menos, em Buenos Aires; Verónica Gago – Ni Una Menos, Buenos Aires; e Rosalía Pellegrini – Unión de Trabajadorxs de la Tierra, em La Plata,.

CORONA CHRONICLES | CHILE
Nas vozes de Doris González Lemunao – Ukamau, em Santiago de Chile;  e Francisca Fernández – Movimiento por el agua y el territorio, Coordenadora do 8M (#8m movement) em Santiago de Chile.