Amazônia Paraense saqueada com trabalho escravo

Pesquisa de campo na região do rio Tapajós revela que, nas frentes de exploração clandestina, trabalhadores são submetidos a condições degradantes, em uma cadeia de terceirização eximindo as madeireiras de responsabilidade
10/08/2017
por
Xavier Plassat

por debaixo streifen

Por Xavier Plassat

Encomendada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB), dentro do novo Programa RAICE, essa pesquisa de campo na região do rio Tapajós revela que, nas frentes de exploração clandestina, trabalhadores são submetidos a condições extremamente degradantes, com mutilações e mortes, em uma cadeia de terceirização eximindo as madeireiras de qualquer responsabilidade ambiental e trabalhista.

Trabalhadores são abandonados à própria sorte, enredados em esquema de dependência, violência e medo. Naquela região, próxima à BR 163, a pesquisa não encontrou uma só madeireira que agisse totalmente dentro da lei, ou seja, que já não tenha sido autuada por alguma grave irregularidade. A palpitante investigação resumida neste livro traz um complexo desafio.

 

2017_08_09_17_17_37_Por_Debaixo_da_Floresta_Amazonia_paraense_saqueada_com_trabalho_escravo.pdf_Ad

Por debaixo da Floresta
Amazônia paraense saqueada com trabalho escravo
Carolina Motoki e Maurício Torres
Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Araguaína, Tocantins, dezembro de 2016
ISBN: 978-85-92856-02-1

Download gratuito

Leia também: Roda de Conversa apresenta pesquisa sobre trabalho escravo no país