Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul é apresentado no Paraguai

Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul será apresentado nesta quarta-feira, 31 de maio, a partir das 18h, em El Granel (Juan de Salazar), Paraguai
25/05/2023
por
Base-IS

O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul será apresentado nesta quarta-feira, 31 de maio, a partir das 18h, em El Granel (Juan de Salazar), Paraguai. O material investiga a situação alimentar dos países da região e explica sua relação com o modelo de produção.

O documento apresenta as principais razões pelas quais países como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, região suprida de recursos naturais e com vastas terras agrícolas, não consegue fornecer alimentos em qualidade e quantidade suficientes para suas populações. E destaca que esses países estão presos a um sistema produtivo que destrói florestas, polui rios e expulsa pessoas do campo, violando os povos nativos.

O evento será aberto por Abel Irala, diretor da BASE-IS, e Andreas Behn, diretor do escritório de São Paulo da Fundação Rosa Luxemburgo. Patrícia Lizarraga e Jorge Pereira, ambos da Fundação Rosa Luxemburgo e integrantes da equipe de redação do material, apresentarão o contexto regional do Atlas dos Sistemas Alimentares. Por sua vez, Sarah Zevaco, do Base-IS, apresentará a situação específica do Paraguai.

Como parte do evento, também haverá uma mesa de discussão sobre “Soberania alimentar e organizações camponesas” na qual se apresentarão as organizações camponesas nacionais do Paraguai. O espaço tenta apresentar possíveis soluções para a situação que a região enfrenta. “Ao longo dos anos, as organizações populares, camponesas e indígenas da região construíram práticas solidárias de resistência e experiências sociais que apontam para outras formas de organização e reprodução da vida”, indicam as entidades promotoras do material.