Brasil após as eleições Fundação Rosa Luxemburgo
EVENTO INTERNACIONAL

Brasil após as eleições

Urna eletrônica - Brasil após eleição
Evento internacional “Brasil após as eleições” – Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil


O escritório de Bruxelas da Fundação Rosa Luxemburgo realiza, no dia 4 de outubro, às 15h (horário de Brasilia), o evento Brasil após as eleições – Implicações para a sustentabilidade nas relações econômicas UE-Brasil. O debate será realizado via Zoom com tradução para o português. Para participar, envie um e-mail para [email protected]. Formam a mesa o ex-ministro das Relações Exteriores e Ex-ministro da Defesa, PT, Brasil, Celso Amorim; o membro do Parlamento Europeu, Grupo Parlamentar DIE LINKE, Helmut Scholz; coordenador no Comitê de Comércio Internacional (INTA), Alemanha; e a professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Governança Global e Elaboração de Políticas Internacionais, PUC-SP, Brasil, Terra Budini.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL

O mundo está ansioso para assistir às eleições presidenciais no Brasil, que ocorrerão em 2 de outubro de 2022. A corrida é entre o titular de extrema-direita Jair Bolsonaro e o ex-presidente, Luiz Inácio “Lula” da Silva, do Partido dos Trabalhadores de esquerda (PT), que alcançou melhorias significativas no padrão de vida de milhões de pessoas durante seu mandato.
Sob o governo Bolsonaro, os povos indígenas e a Amazônia têm sido explorados em uma escala sem precedentes, com este ecossistema se aproximando rapidamente de um perigoso ponto de ruptura – cada vez mais florestas tropicais têm sido desmatadas para a produção de carne e matérias-primas. Ao mesmo tempo, o Bolsonaro alimentou o racismo e o ódio de classe.

RESULTADO ALÉM DAS FRONTEIRAS

O significado do resultado eleitoral vai muito além das fronteiras do Brasil: o acordo de livre comércio planejado entre a UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai) teria sérias consequências para a proteção do clima e o desenvolvimento econômico: os incêndios na Amazônia continuariam a aumentar, os gases de efeito estufa continuariam a aumentar e a produção local de alimentos sofreria.

Um estudo recente mostra quanta influência a indústria automobilística europeia exerceu para influenciar o texto do tratado em seu favor: acesso a matérias-primas baratas para a fabricação de automóveis por um lado (cobre, lítio, couro de vaca) e ainda melhores oportunidades de vendas para automóveis europeus no Brasil através de reduções tarifárias. Isto também teria consequências para a produção de veículos locais existentes no Brasil: aqui uma desindustrialização e a perda de milhares de empregos está ameaçando.

Gostaríamos de discutir as seguintes questões com nossos palestrantes:

  • Que significa o presente resultado eleitoral para o Brasil e a esquerda na América Latina e Europa?
  • Quais são as implicações do presente resultado eleitoral para as negociações do acordo de livre comércio UE-Mercosul?
  • Como deve ser um acordo comercial progressivo entre o Mercosul e a UE que garanta a proteção do clima e o bom trabalho em todas as regiões?
  • Como impedir uma desindustrialização ameaçadora no Brasil e expandir a produção local nas cadeias de valor regionais?

PALESTRANTES

  • Celso Amorim, Ex-ministro das Relações Exteriores e Ex-ministro da Defesa, PT, Brasil;
  • Helmut Scholz, Membro do Parlamento Europeu, Grupo Parlamentar THE LEFT (DIE LINKE);
  • Coordenador no Comitê de Comércio Internacional (INTA), Alemanha;
  • Terra Budini, professor e coordenador do Mestrado Profissional em Governança Global e Elaboração de Políticas Internacionais, PUC-SP, Brasil.

FACILITADOR

  • Arif Rüzgar, Rosa-Luxemburg-Stiftung Brussels
  • Claudia Horn, London School of Economics

SERVIÇO

  • Quando: Terça-feira, 4 de outubro de 2022,

15h – 16h30 São Paulo, Brasil

20h – 21h30 (CEST) (Bruxelas, Berlim, Copenhague)

  • Local: online (o link de zoom será enviado após o registro)
  • Tradução simultânea: inglês, alemão, português

Rosa-Luxemburg-Stiftung Brussels

Leia o convite original em inglês.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux