21 de maio, dia internacional #antichevron

Campanha global contra a Chevron-Texaco

Poster_Campanha-AntiChevron_fb-twitter-rev

Aqui existiu uma floresta
Por Eduardo Galeano
.
Milagre na selva amazônica: no ano de 1967, um grande jorro de petróleo brotou do lago Agrio.
 .
A partir de então, a empresa Texaco se sentou à mesa, guardanapo no pescoço e garfo na mão, se fartou de engolir gás e petróleo durante um quarto de século, e cagou sobre a floresta equatoriana setenta e sete bilhões de litros de veneno.
 .
Os indígenas não conheciam a palavra contaminação.
 .
Aprenderam-na quando os peixes morriam de barriga para cima nos rios, as lagoas ficavam salgadas, as árvores das margens secavam, os animais fugiam, a terra já não dava frutos e a gente nascia doente.
 .
Muitos presidentes do Equador, todos acima de qualquer suspeita, colaboraram com essa tarefa, que foi desinteressadamente aplaudida pelos publicitários que a exaltaram, os jornalistas que a decoraram, os advogados que a defenderam, os especialistas que a justificaram e os acadêmicos que a absolveram.
.
Retirado de Los hijos de los días, Ed. Siglo XXI, Buenos Aires, 2012.
paga-lo-que-debes2
A data de 21 de maio foi escolhido como o dia internacional #antichevron diante da magnitude do crime ambiental cometido pela Chevron-Texaco no Equador. A petroleira foi condenada a pagar 9,5 bilhões de dólares na justiça equatoriana e, até hoje, se recusa a cumprir a sentença.
Foram contaminados 480 mil hectares de floresta amazônica e mais de trinta mil pessoas aguardam justiça. A transnacional retirou todos os seus ativos do país e agora as pessoas atingidas procuram o cumprimento da sentença em outros países.
.
Participe da campanha!
No site Chevron Toxico, há bastante material em inglês e, no portal, Texaco Tóxico em espanhol.
#antichevron #chevrontoxico #texacotoxico
.
Saiba mais sobre o caso e seu desenrolar no Brasil por meio da FASE:

.
.