Coletânea destaca a participação de mulheres negras na construção e defesa da democracia

Lançamento de Radical Imaginação Política de Mulheres Negras reúne textos de Vilma Reis, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Benedita da Silva, Marielle Franco, Érica Malunguinho entre outras, acontece em 21 de junho às 19h no canal do YouTube e Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo
15/06/2021
por
FRL

O livro Radical Imaginação Política de Mulheres Negras reúne textos de Vilma Reis, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Benedita da Silva, Marielle Franco, Érica Malunguinho entre outras, será lançado  em 21 de junho às 19h no canal do YouTube e Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo.

Refletir um modelo social baseado no pensamento e nas ideias de diferentes mulheres negras que, ao longo de décadas, inspiram um modelo político que aprofunde bases para a democracia e a igualdade social. Essa é a proposta do livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras, publicação produzida em parceria da Fundação Rosa Luxemburgo, com Mulheres Negras Decidem e Instituto Marielle Franco, e editada pela Oralituras,  que traz uma coletânea de textos inéditos e não inéditos, que confirmam o protagonismo de mulheres negras não como vento novo no horizonte, mas sim uma tempestade que vem se formando nas narrativas da ancestralidade, no trabalho do dia a dia, nas celebrações, na dor de cada perda e nas lutas do cotidiano.

A publicação terá evento de lançamento virtual no dia 21 de junho às 19 horas no canal do YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo  e contará com as participações da coordenadora de projetos da FRL, Christiane Gomes (mediação), da socióloga e ativista Vilma Reis e de Anielle Franco e Ana Carolina Lourenço (organizadoras do livro). O arquivo em PDF da publicação poderá ser acessado aqui na biblioteca digital da Fundação Rosa Luxemburgo a partir do dia 21/06, às 19h. O download é gratuito.

A Radical imaginação política das mulheres negras brasileiras

A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras é uma contribuição no processo de visibilização das respostas e soluções empreendidas pelas mulheres negras brasileiras frente ao atual contexto de crise social, política e econômica.

BAIXE GRÁTIS

Para solicitar o livro físico preencha o formulário: https://airtable.com/shrHbARaxgXLW3Lse

A publicação traz escritos de Andréa Lopes, Áurea Carolina, Benedita da Silva, Diana Mendes, Erica Malunguinho, Fabiana Pinto, Gabrielle Abreu, Juliana Marques, Leci Brandão, Renata Dias, Regina Sousa, Vilma Reis, Lúcia Xavier e Talíria Petrone; além das “escrevivências” de Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Marielle Franco.

“A ideia de organizar este livro surgiu no primeiro semestre de 2020, em um momento em que o Brasil vivia o aprofundamento da sua crise social e política agravada pelos efeitos da pandemia da COVID-19, em meio a organização das eleições municipais do mesmo ano. A publicação é uma coletânea de textos inéditos e não inéditos sobre a imaginação política das mulheres negras brasileiras nas últimas décadas. Acompanhamos escritos, entrevistas, projetos de leis e discursos de mulheres negras que dão as pistas do porquê de sua presença, na política, significar mudanças na qualidade da nossa democracia e sociedade. Mais do que uma sofisticada qualidade crítica, essas mulheres apontam caminhos, denunciam, propõem e efetivam” explicam as organizadoras, Ana Carolina Lourenço e Anielle Franco.

O livro se subdivide em duas partes: a primeira, Ecos do agora, abre com um texto da historiadora Gabrielle Abreu acerca da longeva e, ao mesmo tempo, breve história das mulheres negras na política institucional. A segunda parte do livro, Itinerário do fazer, é composta pela variedade de temas, formatos e proposições que marcaram a atuação das mulheres negras na política institucional desde a redemocratização. Assim, A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras oferece, ao mesmo tempo, o registro do que deve ser lembrado, a confirmação do que deve ser reivindicado, a celebração do que foi conquistado e o prenúncio do que está por vir.

Apesar dos avanços, segundo dados de 2020, são 27% as mulheres autodeclaradas negras no Brasil, mas apenas 3% das que ocupam as prefeituras, 5% dentre as escolhidas para assembleias municipais legislativas na última eleição, 2% do Congresso Nacional e 1% na Câmara dos Deputados Federais.

SERVIÇO

Lançamento do Livro A Radical Imaginação das Mulheres Negras Brasileiras

Quando: 21/06/2021 às 19h

Participantes: Christiane Gomes (mediação), Anielle Franco e Ana Carolina Lourenço (organizadoras do livro) e Vilma Reis.

Trasmissão no canal do YouTube e Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo