Curso de extensão “Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia” - Fundação Rosa Luxemburgo
FORMAÇÃO

Curso de extensão “Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia”

A Coletiva Diálogos Feministas e a Fundação Rosa Luxemburgo realizaram o curso de extensão virtual sobre Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia no período de 3 de junho e 5 de agosto de 2021. O objetivo principal foi promover a troca de conhecimentos, saberes e ações políticas em torno dos diversos efeitos da pandemia do Covid-19 na vida das mulheres, na sua ampla diversidade. Os oito encontros públicos e o programa, que compartilhamos abaixo, foram realizados contemplando a perspectiva feminista interseccional, privilegiando os enfoques de gênero, raça, e classe como categorias analíticas e históricas, utilizando as contribuições feministas e as análises dos movimentos sociais frente às múltiplas crises que estamos atravessando. As inscrições foram realizadas entre os dias 26 e 29 de maio de 2021.

RESUMO

A disseminação da Covid-19 tem gerado uma crise sanitária, sem precedentes no país, e intensificado as crises social, econômica e civilizatória de profundas proporções, cujos efeitos não são democráticos, nem abstratos; a crise tem gênero, raça e classe. 

Em decorrência do isolamento social, as mulheres, em especial as mulheres negras, são as mais que mais sofrem os impactos das desigualdades estruturais da sociedade brasileira.Esse processo também afeta a vida acadêmica das mulheres e a própria produção de conhecimento, já dominantemente masculina, branca, ocidental, e heterossexual.

Limita as possibilidades de produção de um conhecimento elaborado por mulheres, e que analisem e tratem de questões de pesquisa voltadas para enfrentar problemas das mulheres. Esse curso de extensão busca compreender e registrar os efeitos desiguais da crise, promovendo e difundindo a construção e troca de conhecimentos e ações políticas de ação afirmativa.  

O curso promove a troca de conhecimentos, saberes e ações políticas em torno das desigualdades de gênero e raça e violações de direitos no contexto da pandemia do Covid-19.

O programa aborda a partir de uma perspectiva feminista interseccional, privilegiando os enfoques de gênero, raça, e classe como categorias analíticas e históricas, utilizando as contribuições feministas e as análises dos movimentos sociais frente às múltiplas crises que estamos atravessando. 

PROGRAMAÇÃO

03/06/2021

Sessão I: apresentação das participantes e organizadoras, debate sobre o curso – conteúdo e metodologia.

10/06/2021

Sessão II: Mesa de abertura

Raça, Classe e Gênero em tempos de pandemia

17/06/2021

Sessão III – Área da saúde

24/06//2021

Sessão IV Educação

01/07/2021

Sessão IV: Crise do Cuidado

08/07/2021

Sessão VI: conflitos e violências

15/07/2021

Sessão VII Meio ambiente e conflitos no campo

22/07/2021

Sessão VIII – Discutindo a branquitude

29/07/2021

Sessão IX Pesquisas, ações e saberes (breve apresentação das pesquisas que têm ocorrido durante esse período de pandemia)

05/08/2021

Última Sessão: encerramento

Roda de conversa/debate e encerramento

05/08/2021 – 31/08/2021: recebimento de trabalhos. 

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux