Curso discute a formação cultural e política na periferia

As aulas contam com a participação do autor do livro de mesmo título, Tiarajú D’Andrea e serão realizadas em ambiente virtual.
10/02/2023
por
FRL

A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo é tema do curso realizado pela Fundação Rosa Luxemburgo e Dandara Editora. As aulas contam com a participação do autor do livro de mesmo título, Tiarajú D’Andrea e serão realizadas em ambiente virtual. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 08 de março. Para se inscrever clique aqui e preencha o formulário.

Ao longo das quatro aulas, o sociólogo e coordenador do Centro de Estudos Periféricos/ Unifesp vai analisar os processos sociais ocorridos nas periferias nos últimos trinta anos.  Durante o curso, os participantes vão refletir sobre as formas de produção de conhecimento e de organização política nesses territórios, tendo em vista os desafios colocados na sociedade brasileira contemporânea e o novo ciclo histórico que se abre.

PROGRAMAÇÃO

A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo

Dias: 18 e 25/03 e 01 e 08/04
Horário: de 9h às 11h30
Professor e autor: Tiaraju Pablo D’Andrea – autor do livro A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo e professor da Unifesp/Campus Zona Leste e do Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política da EACH/USP.
Organização: Fundação Rosa Luxemburgo e Dandara Editora
Inscrições: preencha o formulário de inscrição, clique aqui!
Tema:
Dividido em quatro aulas, o curso pretende abordar de maneira aprofundada o livro A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. A partir de uma análise dos processos sociais ocorridos nas periferias nos últimos trinta anos, pretende-se compreender formas de produção de conhecimento e de organização política nesses territórios, tendo em vista os desafios colocados na sociedade brasileira contemporânea e o novo ciclo histórico que se abre.
18/03/23
Aula 1 – Produção de conhecimento a partir das periferias
Leituras:
Cenas 1, 2 e 3
Introdução
Capítulo 1 – o conceito periferia
25/03/23
Aula 2 – Periferias, neoliberalismo, pobreza e violência
Leituras:
Capítulo 2 – Neoliberalismo, pobreza e violência
Capítulo 3 – Formas de superação da violência
01/04/23
Aula 3 – Cultura e periferias
Leituras:
Capítulo 4 – os Racionais MC’s
Capítulo 5 – os Coletivos Culturais das Periferias
08/04/23
Aula 4 – Desafios para o novo ciclo histórico
Leituras:
Capítulo 6 – Periferia e classe trabalhadora
Capítulo 7 – Sujeitas e sujeitos periféricos
Posfácio – Dilemas das periferias contemporâneas

CONHEÇA O LIVRO

O livro A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo apresenta como a organização política por meio da arte e da cultura nas periferias foi uma das maneiras como a classe trabalhadora se formou e resistiu aos ataques do neoliberalismo da década de 1990 até hoje.

A obra ressalta a importância dos Racionais MC’s e de diversos coletivos culturais para a produção de intelectuais das periferias que formulam uma nova compreensão sobre as quebradas, propondo uma outra cidade e uma nova sociedade a partir das lutas antirracista, antipatriarcal e anticapitalista.

MAIS SOBRE O AUTOR

Autor e professor  Tiaraju D'Andreia
Autor e professor Tiaraju D’Andreia

Tiaraju Pablo D’Andrea é Professor da Unifesp/Campus Zona Leste e do Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política da EACH/USP. Coordena o Centro de Estudos Periféricos (CEP). É Pós-Doutor em Filosofia, Doutor em Sociologia da Cultura e Mestre em Sociologia Urbana pela Universidade de São Paulo. Fez estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, França e foi pesquisador convidado da Université Paris VIII, em Seine-Saint-Denis, França. Atuou como pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e na Usina (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado). Foi mestre de bateria e ajudou a organizar batucadas populares junto a movimentos sociais. Contribui com coletivos de produção artística. Músico e possui dois CDs gravados: Capacetes Coloridos (2007) e Latinoamerisamba (2015).

Autor dos livros “40 ideias de periferia: história, conjuntura e pós-pandemia” (2020) e organizador do livro “Reflexões Periféricas: propostas em movimento para a reinvenção das quebradas” (2021), ambos pela Editora Dandara. É morador da zona leste, sujeito periférico, corintiano, maloqueiro e sofredor, graças a deus.

SOBRE A FUNDAÇÃO

A Fundação Rosa Luxemburgo é uma instituição alemã sem fins lucrativos vinculada ao partido Die Linke (A Esquerda). Fundada no ano de 1990, em Berlim, tem como principais desafios promover a formação política e a crítica social, pautadas na tradição dos movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas.