De las Calles al Congreso: evento discute representatividade no Brasil e na Argentina

A deputada estadual Ediane Maria (PSOL) participa do debate Das Ruas ao Congresso, realizado em 28/02, em Buenos Aires
26/02/2024
por
FRL
De las calles al congreso
De las calles al congreso

O debate De las Calles al Congreso será realizado na próxima quarta-feira, 28/02, às 18h, em Santiago del Estero 1148, Argentina.  O evento é organizado pelo escritório de Buenos Aires da Fundação Rosa Luxemburgo.

A atividade conta com a participação de Ediane Maria (PSOL), deputada estadual pelo estado de São Paulo. E Natalia Zaracho (FPG), Deputada Nacional da Frente Pátria Grande. O diretor do escritório de Buenos Aires,  Torge Loeding, fará a abertura da mesa.  

Inscreva-se aqui!

O evento De las Calles al Congreso propõe um diálogo sobre o desafio de barrar o avanço da extrema-direita. E apresenta como uma das estratégias da esquerda na região o compromisso com as representações populares para democratizar a disputa política. 

A chegada de candidatos indígenas, trans, feministas, cartoneras, jovens, negros, moradores de rua, sem-terra ligados a movimentos populares abre novos horizontes nesse cenário. 

Hoje vemos representantes no parlamento ou em espaços governamentais, emergindo de um tecido coletivo que estão conseguindo ocupar lugares que durante tanto tempo foram apenas para brancos e classes médias. 

Tanto o PSOL quanto a FPG vêm nos mostrar que ocupar esses lugares é possível, que a política também se faz para as pessoas que lutam contra a fome, que trabalham na informalidade, para os povos indígenas e camponeses, para as mulheres e para as diversidades.