Demodê lança livro República de Segurança Nacional em Brasília

O Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Sociedade (Demodê) promove, no dia 08/09, às 19h, o lançamento do livro "República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil", na Universidade de Brasília (UnB).
01/09/2022
por
FRL

O Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Sociedade (Demodê) promove, no dia 08/09, às 19h, o lançamento do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”, na Universidade de Brasília (UnB). Editada pela Expressão Popular e pela Fundação Rosa Luxemburgo, a obra é de autoria de Rodrigo Lentz (Ipol/UnB).

A publicação faz parte da Coleção Emergências – uma série de publicações organizadas pela Fundação Rosa Luxemburgo que abordam temas candentes no Brasil.

Livro República de Segurança Nacional será lançado dia 8/9
Livro República de Segurança Nacional será lançado dia 8/9

A atividade conta com a participação da professora da faculdade de Direito da UnB, Eneá de Stutz, e do professor do Instituto de Ciência Política da UnB, Luis Felipe Miguel. O diretor do escritório de São Paulo da Fundação Rosa Luxemburgo, Andreas Behn, fará a fala de abertura. Também estará presente no evento o coordenador de projetos da organização Jorge Pereira. Após debate, o autor participará de uma sessão de autógrafos com o autor. O livro está disponível na versão gratuita em pdf e também sua versão imprensa estará disponível para venda no local.

Livro República de Segurança Nacional será lançado com a presença do autor: Rodrigo Lentz
Livro República de Segurança Nacional será lançado com a presença do autor: Rodrigo Lentz

República de Segurança Nacional

Embora com origens na Independência, foi com a fundação da república no Brasil que os militares se consolidaram como personagens relevantes na política nacional. Seja com protagonismo, seja no papel de coadjuvante, a participação dos militares foi a tônica de nossa história institucional e condensa, de forma muito peculiar, a cultura política brasileira. Para interpretar o Brasil atual e projetar o futuro político da nação, é imprescindível compreender a quase bicentenária relação entre civis e militares na disputa pelo poder político.

A proposta deste livro é oferecer uma interpretação histórica dos militares na política com base na ‘Doutrina de Segurança Nacional’ da Escola Superior de Guerra brasileira (ESG). Produzida ao longo do século 20 e atualizada até hoje, essa doutrina oferece um pensamento político oficial dos militares no Brasil. Partindo de seus termos, é possível traçar algumas hipóteses sobre a atual ocupação militar da política.

O livro já foi lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. No mês de abril, a Fundação Rosa Luxemburgo e a Expressão Popular organizaram, em parceira com a Caixa de Ferramentas, um curso virtual que teve a participação de cerca de 300 pessoas para discutir a obra com o autor e convidados, entre eles o ex deputado José Genoino (PT). Cada participante recebeu um exemplar gratuitamente ao fim da atividade. O vídeo dos encontros está disponível na página da Caixa de Ferramentas.

SOBRE A COLEÇÃO EMERGÊNCIAS

Debates urgentes, fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Essa é a proposta da Coleção Emergências, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Expressão Popular.

Há um volume gigantesco de dados e notícias em circulação que nos traz uma falsa ideia de acesso aos temas que pautam a vida política do país. Mas boa parte deste conteúdo é produzido e veiculado pelos donos do poder econômico, que elegem o que deve ser visto e informado de acordo com seus interesses. Por isso, é essencial ampliarmos as maneiras de enfrentar esse ponto de vista único e pautar, com profundidade, temas de relevância para o povo brasileiro.

Nossa Coleção se propõe a discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras. Só entendendo nossa realidade iremos transformá-la. Daí Emergências.

Emergências porque é preciso refletir sobre o mundo que vivemos. Já não temos condições de ignorar a gravidade das crises econômica, social, ambiental, política. Emergências porque já não se pode mais insistir em velhas respostas.

Emergências porque não podemos mais esperar.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”
Local: Auditório Esperança Garcia – Faculdade de Direito da UnB (Campus Darcy Ribeiro, s/n, Brasília/DF).
Horário: 19h

Para saber mais, é possível conferir entrevista para a agência pública e para o podcast Guilhotina.