LIVROS | DOWNLOAD GRATUITO

Coleção Emergências: debates urgentes sobre problemas brasileiros

Debates urgentes, fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Essa é a proposta da Coleção Emergências, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Expressão Popular.

Há um volume gigantesco de dados e notícias em circulação que nos traz uma falsa ideia de acesso aos temas que pautam a vida política do país. Mas boa parte deste conteúdo é produzido e veiculado pelos donos do poder econômico, que elegem o que deve ser visto e informado de acordo com seus interesses. Por isso, é essencial ampliarmos as maneiras de enfrentar esse ponto de vista único e pautar, com profundidade, temas de relevância para o povo brasileiro.

Nossa Coleção se propõe a discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras. Só entendendo nossa realidade iremos transformá-la. Daí Emergências.

Emergências porque é preciso refletir sobre o mundo que vivemos. Já não temos condições de ignorar a gravidade das crises econômica, social, ambiental, política. Emergências porque já não se pode mais insistir em velhas respostas.

Emergências porque não podemos mais esperar.


O colapso da democracia no Brasil

Neste livro, Luis Felipe Miguel analisa como em tão curto prazo ruíram as conquistas democráticas pós-ditadura e discute possíveis caminhos para a urgente reorganização da resistência popular.


Curso online O Colapso da Democracia no Brasil

O curso O Colapso da Democracia no Brasil: 5 anos do golpe é realizado com a exposição de Luis Felipe Miguel, autor da obra “O Colapso da Democracia no Brasil”, lançado pela Coleção Emergências.


Autoritarismo contra a universidade

No livro, Roberto Leher enfrenta os principais dilemas presentes na conexão entre o capitalismo dependente, o bloco no poder e a educação.


Curso online Autoritarismo contra a Universidade

Nos dias 29 de setembro e 06 e 13 de outubro, às 19H30, a Editora Expressão Popular, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realiza o curso Autoritarismo contra a Universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública.


Comunicações em tempos de crise

O uso informações falsas, as fake news, por meio das redes sociais influenciaram nas eleições de políticos ultraconservadores em difersos países. Este é o tema em discussão do livro “Comunicações em Tempos de Crise – economia e política”, da jornalista Helena Martins.


Curso online Comunicações em tempos de crise

Nos dias 3, 10 e 17 de novembro, às 19:30h, a Editora Expressão Popular, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realiza o curso Comunicações em tempos de crise, baseado em livro homônimo escrito por Helena Martins, parte da Coleção Emergências. A formação será virtual e gratuita, transmitida pelas redes sociais da Editora Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)


Quando vier o silêncio

Charles Trocate e Tádzio Peters Coelho refletem sobre a construção de novas alternativas para a organização da mineração no Brasil. No livro, eles propõem novas formas de pensar, construir e um programa popular na mineração.


A tragédia e a farsa

O livro permite ao leitor compreender que a dominação burguesa não se mantém apenas por herança política. Ela é, sim, fruto de extensa e dedicada organização dos aparelhos de hegemonia privados, das classes dominantes.


Horizontes amazônicos

Este livro fala a partir de uma região, a Amazônia, que tem grande implicação e relevância para os destinos da vida no planeta que, atualmente, se vê ameaçado por um sistema histórico de morte, destruição e adoecimento: o capitalismo e sua tecnociência, o capitalismo e sua colonialidade. A Amazônia, por seu lado, nos oferece outros horizontes de sentido a essas histórias de destruição e geografias de colapso.


Curso online Horizontes amazônicos

Qual a relação entre o avanço da destruição da Amazônia, pilhagem e estado de exceção?
Que alternativas os povos amazônidas podem apresentar ao colapso civilizacional que vivemos?

Essas são algumas das perguntas que os autores do livro Horizontes amazônicos, da Coleção Emergências, vão discutir no curso que marca o lançamento desta obra na Semana Mundial do Meio Ambiente. Trata-se de uma produção fundamental para refletirmos sobre colonialidade, capitalismo e avanço da destruição de formas de vida milenares.


capa do livro ninguém regula a américa

Ninguém regula a América

O livro, de Ana Penido e Miguel Enrique Stédile, traz – por meio da análise das diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, desde as diretas até as mais recentes guerras híbridas – questões prementes para nossa região, inclusive os últimos golpes no continente, e particularmente, no Brasil.


Curso online Ninguém regula a América

A formação é o módulo II do Curso Emergências, organizado pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo a partir dos livros da Coleção Emergências, publicados também pela editora em parceria com a Fundação. O módulo anterior, realizado em junho, foi sobre o avanço da destruição da região amazônica, o impacto da pilhagem na Amazônia e alternativas para os povos amazônicos. A proposta é que o curso tenha 6 módulos, 1 por mês, em que cada um terá como tema uma das obras da Série. Cada módulo terá 3 aulas que ocorrerão semanalmente ao longo do mês.


O Brasil fora do armário

O livro contribui para a reflexão, sob perspectiva marxista, sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres e LGBT+s, suas principais conquistas e projetos de futuro no que se refere à construção e efetivação da igualdade de direitos.


República de Segurança Nacional

A proposta deste livro é oferecer uma interpretação histórica dos militares na política com base na ‘Doutrina de Segurança Nacional’ da Escola Superior de Guerra brasileira (ESG). Produzida ao longo do século 20 e atualizada até hoje, essa doutrina oferece um pensamento político oficial dos militares no Brasil. Partindo de seus termos, é possível traçar algumas hipóteses sobre a atual ocupação militar da política.


Livro O sindicato tem futuro?

O Sindicato tem Futuro?

No livro, Marcio Pochmann debate temas como a formatação do modelo de organização e representação dos interesses da classe trabalhadora. Além do futuro do sindicalismo no Brasil.


Conheça a biblioteca digital da Fundação Rosa Luxemburgo.