Debates urgentes sobre problemas brasileiros

Debates urgentes e fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Essa é a proposta da Coleção Emergências, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Expressão Popular.

Nossa Coleção se propõe a discutir questões cruciais para o Brasil a partir das perspectivas pouco divulgadas nos meios comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Conheça os livros da coleção

 

 

 

Você pode baixar o livro gratuitamente clicando aqui.

O tema deste livro é a velha direita que domina, cria hegemonia e se transforma em “nova direita”, organizada em torno de aparelhos de ação política e ideológica. 

O livro permite ao leitor compreender que a dominação burguesa não se mantém apenas por herança política. Ela é, sim, fruto de extensa e dedicada organização dos aparelhos de hegemonia privados, das classes dominantes.

O livro mostrar ao leitor inúmeros aparelhos organizativos da burguesia, suas formas de atuação e multiplicação, suas insistentes pautas, e inclusive seus conflitos internos.

Ao fim e ao cabo restará uma certeza, há uma nova forma de dominação e parcelas da velha burguesia se renovam, ou são atropeladas pelo novo que busca mesmo é implantar o velho: a dominação, o enxugamento de direitos, a garantia do lucro acima de tudo.

 

 

 

 Clique aqui e baixe o livro “Quando vier o silêncio”

Por que as grandes mineradoras têm causado tantos problemas para a população brasileira? Essa é uma das questões em debate no livro “Quando vier o silêncio”, de Charles Trocate e Tádzio Peters Coelho.

A obra faz parte da Coleção Emergências, projeto desenvolvido pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Editora Expressão Popular. Essa é a quarta publicação da série. Os autores não descartam a importância da mineração para a humanidade, mas buscam compreender quais processos levaram a tragédias como o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho.

O debate proposto no livro reflete sobre a construção de novas alternativas para a organização da mineração no Brasil. Eles propõem novas formas de pensar, construir e um programa popular na mineração.

Para tanto, Trocate e Peters analisam a especificidade da mineração brasileira inserida no mercado global de minerais, bem como seus efeitos e influências sobre as regiões de mineração. Com o objetivo de chegar a um público mais amplo, este livro serve como guia introdutório no debate sobre a mineração. Com isso, os autores evitaram o uso da linguagem acadêmica e os termos específicos do setor da mineração para possibilitar o acesso às informações necessárias para a tomada de decisão frente à atividade mineradora no Brasil.

 

 

Clique aqui e baixe o livro “Comunicações em tempos de crise”

O uso informações falsas, as fake news, por meio das redes sociais influenciaram nas eleições de políticos ultraconservadores em difersos países. Este é o tema em discussão do livro “Comunicações em Tempos de Crise – economia e política”, da jornalista Helena Martins.

A publicação faz parte da coleção Emergências, realizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e a editora Expressão Popular.

A partir da concepção de hegemonia e contra-hegemonia política de Antonio Gramsci, a autora demonstra que há um forte controle midiático do debate de ideias.

Segundo Martins, a democratização das comunicações seria o caminho para alcançar uma maior pluralidade de opiniões na mídia. Esta medida, diz a autora, pode contribuir para a conquista de uma sociedade mais justa.

Na obra, a também doutora em comunicação desmonta a concepção de neutralidade da tecnologia. E põe em xeque a imagem positiva de modernidade e progresso relacionada a campanha de integração social nas redes de comunicação.

Helena Martins descreve o modo pelo qual as grandes corporações de comunicação e as tecnologias da informação integram e interferem nas relações sociais.

O texto traz exemplos que servem de alerta. A pesquisadora destaca que políticos ultraconservadores se valeram da divulgação de informações falsas – propagadas por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem – para chegar ao poder.

“A concentração na mídia tradicional e nas novas deve ser enfrentada para que possamos ter um sistema midiático de fato democrático”, conclui a autora.

“Comunicações em Tempos de Crise – economia e política” é uma obra atual, voltada para todos aqueles que desejam refletir sobre as alternativas para uma comunicação democrática.

 

 

Clique aqui e leia o livro Autoritarismo contra a universidade

O que levou o governo a privilegiar como uma das primeiras arenas de conflito a educação, a ciência e a cultura?

Em “Autoritarismo contra a universidade”, Roberto Leher enfrenta os principais dilemas presentes na conexão entre o capitalismo dependente, o bloco no poder e a educação. Neste livro, o autor estabelece as contextualizações e mediações necessárias para se compreender as transformações do padrão de exploração do capitalismo dependente e as consequências disso no sentido do esvaziamento científico das instituições públicas do conhecimento.

Roberto Leher recupera o histórico da estruturação do ensino superior brasileiro e da análise do cenário da atual mercantilização da educação impulsionada por fundos de investimento. Além disso, também aponta possíveis estratégias de resistência na defesa da educação pública.

Clique aqui e baixe o Colapso da democracia no Brasil

Se a constituição de 1988 fracassou em sua ambição de consolidar a democracia e o bem-estar social para a maioria dos brasileiros, o Golpe contra Dilma Rousseff coloca um ponto final na fantasia de que seria possível combater a desigualdade social sem confrontar privilégios.

Nosso regime político revelou, mais uma vez, que existe uma trava no sistema no momento em que determinados grupos de interesse se veem descontentes, não hesitam em mudar as regras do jogo. Neste livro, Luis Felipe Miguel analisa como em tão curto prazo ruíram as conquistas democráticas pós-ditadura e discute possíveis caminhos para a urgente reorganização da resistência popular.

 


  • Livro: “Comunicações em tempos de crise”, de Helena Martins

  • Livro: “Quando vier o silêncio – o problema mineral brasileiro”
  • Input your search keywords and press Enter.