PODCAST

Segunda temporada do podcast CIDADE LIVRE discute mobilidade e racismo

Já está no ar a segunda temporada da série Cidade livre, uma parceria do Guilhotina, o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com a Fundação Rosa Luxemburgo. Os episódios são inspirados na coleção Cidade Livre, uma parceria editorial entre Autonomia Literária e Fundação Rosa Luxemburgo, com a publicação de livros sobre mobilidade, direito à cidade e transporte sem cobrança direta.

A segunda temporada da série é inspirada no livro “Mobilidade antirracista”, lançado em 2021. Trata-se de uma coletânea de artigos, entrevistas, poesias, slams e crônicas sobre mobilidade e racismo. Nos episódios, autoras e autores conversam sobre a publicação com Luís Brasilino e Bianca Pyl, do Le Monde Diplomatique Brasil. A primeira temporada com dez episódios vinculados em 2020, foi baseada nos livros “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização“, lançado em 2019, e “Tarifa zero: a cidade sem catracas“, publicado em 2020.

SEGUNDA TEMPORADA


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #08

CONVERSAS ANTIRRACISTAS, COM BNEGÃO E HIGO MELO

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem, no oitavo episódio da segunda temporada da série Cidade livre, os músicos BNegão e Higo Melo. Nesse episódio, os músicos falaram sobre a relação que tiveram com o transporte ao longo da vida enquanto homens negros; o entrecruzamentos entre mobilidade, segregação e racismo; o impacto dessa estrutura nas suas criações; as dificuldades impostas pelo modelo atual de transporte para quem trabalha na noite e, especialmente, para o público; e como a música e a arte podem contribuir para reverter o cenário atual. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #07

FINANCIAMENTO E MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE TRANSPORTE, COM DANIEL CARIBÉ, JOÃO NUNES E VITOR MIHESSEN

No sétimo episódio da segunda temporada da série Cidade livre, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o administrador público Daniel Caribé e os ativistas João Pedro Martins Nunes e Vitor Dias Mihessen. Daniel é autor do artigo “Financiamento do transporte coletivo soteropolitano: o melhor exemplo da falência de um modelo” e João e Vitor de “O pacto e o impacto dos transportes: mediocridade e mortandade na mobilidade urbana do Rio de Janeiro”, publicados no “Mobilidade antirracista”, livro inspira esta temporada.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #06

SEGREGAÇÃO E REPRESSÃO, COM DENILSON OLIVEIRA E EVELINE DUARTE

Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o professor de geografia da Uerj e da UFF Denilson Araújo de Oliveira e a articuladora da Agenda Nacional pelo Desencarceramento Eveline Duarte no sexto episódio da segunda temporada da série Cidade livre.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #05

TRANSICIONAR O COLETIVO É PRECISO, COM JOÃO BERTHOLINI E NEON CUNHA

Neste quinto episódio da segunda temporada da série Cidade livre, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o fotógrafo e jornalista João Bertholini e com a ativista independente, publicitária e diretora de arte Neon Cunha. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #04

OLHARES DE MULHERES NEGRAS, COM KELLY FERNANDES, JÔ PEREIRA E MAYRA RIBEIRO

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem as ativistas Jô Pereira, Kelly Fernandes e Mayra Ribeiro neste quarto episódio da segunda temporada da série Cidade livre. Elas compartilham seus olhares enquanto mulheres negras e militantes sobre a mobilidade em São Paulo e falam sobre as expressões da opressão de gênero, raça e classe no transporte, a segregação velada que impera nas grandes cidades do país, a relação com o Estado e seus agentes, a desumanização do corpo negro e feminino, a expansão dos ônibus e as estratégias, lutas e conquistas num quadro de resistências.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #03

PRODUÇÃO E CONTROLE DE CIDADES DESIGUAIS, COM TAINÁ DE PAULA, MARCELLE DECOTHÉ E MONIQUE CRUZ

Neste terceiro episódio da segunda temporada da série Cidade livre, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a vereadora Tainá de Paula e as pesquisadoras Marcelle Decothé e Monique Cruz para um papo sobre a produção e o controle de cidades desiguais.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #02

TRANSPORTES E A LUTA ANTIRRACISTA, COM PAÍQUE DUQUES SANTARÉM

Segundo episódio da nova temporada da nossa série sobre mobilidade Cidade livre está no ar! Conversamos com Paíque Santarém sobre a definição de mobilidade racista.


CIDADE LIVRE, 2ª TEMP. #01

RACISMO E MOBILIDADE, COM RAFAELA ALBERGARIA, ELISA LUCINDA E VILMA REIS

Segunda temporada da nossa série sobre mobilidade Cidade livre está no ar! No primeiro episódio, conversamos sobre racismo e mobilidade com a poetisa e atriz Elisa Lucinda, com a assistente social Rafaela Albergaria e com a socióloga Vilma Reis. Ouça em seu tocador favorito ou nesta postagem.