Cidade livre, 2ª Temp. #02

Transportes e a luta antirracista, com Paíque Duques Santarém

Segundo episódio da nova temporada da nossa série sobre mobilidade Cidade livre está no ar! Conversamos com Paíque Santarém sobre a definição de mobilidade racista.

Acompanhe o segundo episódio da nova temporada da série Cidade livre! Neste programa, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Paíque Duques Santarém, militante do Movimento Passe Livre, mestre em Antropologia Social e doutorando no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UnB. Ele é um dos organizadores do livro que inspira esta segunda temporada, o “Mobilidade antirracista”, e autor de diversas contribuições para a publicação, dentre elas o artigo “Ensaio sobre a mobilidade racista”. Na entrevista, Paíque define o que entende por mobilidade racista e explica por que ela vai além da segregação socioespacial e alcança todas as dimensões da vida social por meio de quatro categorias de distinção racial no transporte: territórios e imobilidades; fenótipo e aparência espacial; abordagem econômica da mobilidade racial; e encarceramento modal.

Trilha: BNegão, “Giratória (Sua direção)” (BNegão, Fabiano Moreno e Pedro Selector). Ilustração: Juliana Del Lama.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.