Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Diálogos Insubmissos e FRL realizam a oficina Escritas e Memórias Insubmissas de Mulheres Negras

21/07/2022 2:00 pm - 5:00 pm

A oficina Escritas e memórias insubmissas de mulheres negras será realizada no dia 21 de julho, das 14h às 17h, no Cinema do Museu, Av. Sete de Setembro, 2195 – Vitória. A atividade será ministrada por Dayse Sacramento, doutoranda em Literatura e Cultura – UFBA, produtora cultural e idealizadora do Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN).

Esta atividade, que dá direito à certificado, pretende discutir a respeito da insubmissão da memória negra a partir de escritos de mulheres negras no Brasil entre os séculos XIX e XXI, sobretudo de textos literários. Além de observar a contribuição destas produções para a preservação da memória negra e nos diversos campos do conhecimento.

“Vamos refletir sobre diversos discursos literários e as transformações ocorridas a partir das emergências sociais nos textos selecionados. Em um viés mais contemporâneo, traremos ainda a insubmissão da memória de mulheres negras jovens na cena da literatura produzida nos SLAMs”, explica Dayse Sacramento, que é professora de língua portuguesa no IFBA.

Com 20 vagas para público geral, a inscrição é no local e dia da oficina, a partir das 13h. Os textos que serão estudados integram obras publicadas pela Fundação Rosa Luxemburgo, que serão distribuídos gratuitamente – Vozes insurgentes de mulheres negras, Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras, A radical imaginação política de mulheres negras e Insumos para Ancoragem de Memória negra.

A noite, a partir das 19h, ainda no Cinema do Museu, ocorre a Conferência Insubmissão e Insurgência da Memória de Mulheres Negras no Brasil, com a professora, poeta, ensaísta, dramaturga e uma das principais pensadoras do teatro brasileiro Dra. Leda Maria Martins e mediação Dayse Sacramento.

Detalhes

Data:
21/07/2022
Hora:
2:00 pm - 5:00 pm
Categoria de Evento: