Feirinha das Arcadas

A Fundação Rosa Luxemburgo participará, no próximo sábado (11), da primeira edição da Feirinha das Arcadas. O evento será realizado das 11h às 17h, na rua Lisboa, 974 - Cerqueira César, São Paulo.
28/02/2023
por
Goethe Intitut
Feirinha das Arcadas

No sábado (11.03), das 11h às 17h, será realizada a primeira edição da Feirinha das Arcadas. O evento conta com a participação de 15 editoras independentes que apresentam e representam a diversidade social e de temas que a literatura pode comportar. A atividade será realizado na rua Lisboa, 974 – Cerqueira César, São Paulo.

O público adulto e infantil encontrará livros de contos, poesia, ficção, com temas como o feminismo, o antirracismo, autoras e autores LGBTQIA+, entre outras e outros. Além das editoras com o seu catálogo teremos lançamento de livro, exibição de documentário e bate-papos sobre a diversidade sexual.

Veja programação abaixo: 

11h às 15h
Venda de livros pelas editoras  

Os livros da Fundação Rosa Luxemburgo serão distribuídos gratuitamente

11h
Lançamento do livro: Tudo foi vivido – O feminino sobre a terra 
Marina Marino, Editora Scortecci, 2022 

13h
Bate-papo com a autora Marcela Tiboni autora do livro Desmama: memórias de uma mãe com outra mãe, publicado pela Editora Dita Livros em 2022. 

15h
Exibição do documentário “Cassandra Rios a Safo de Perdizes”, de Hanna Korich.  

16h
Conversa entre Tatiany Leite e Hanna Korich sobre o documentário “Cassandra Rios a Safo de Perdizes”, o bate-papo com as duas convidadas e o público abordará temas como sexualidades, censura, ditadura e pioneirismo na literatura lésbica. 

Sobre as convidadas 

Tatiany Leite é criadora do projeto Vá ler um Livro. Também foi colunista do programa 
Metrópolis na TV Cultura e no Catraca Livre, além de ser a cerimonialista/ apresentadora do Prêmio Kindle de Literatura 2023 e jurada editorial no prêmio Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina. Lecionou para 10 mil pessoas na maior aula da América Latina, no ginásio Ibirapuera, ganhou o prêmio Retratos da Leitura no Brasil na categoria de fomento à leitura e foi finalista do Jovens Talentos da Indústria do Livro por duas vezes consecutivas (2019/20-21). Também é co-criadora do primeiro podcast sobre bissexualidade do Brasil (Biscoito).


Hanna Korich,  advogada e graduada em Comunicação Social com especialização em rádio e TV pela Faap, fez parte do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual de SP. 
Cofundadora da primeira casa editorial lésbica da América Latina – Editora Malagueta, fundada em 2008. Escreveu junto com Laura Bacellar e Lucia Faço o livro “Frente e Verso visões da lesbianidade”. Foi colunista do site Dykerama. Produziu, dirigiu e roteirizou o programa de TV por internet As Brejeiras. Realiza inúmeros eventos culturais literários dirigidos as lésbicas nos últimos anos em São Paulo e outros estados.  

Editoras Participantes

Anita Garibaldi 

Borboleta Azul 

Claraboia e Selo Paraquedas 

Dita Livros 

Edições Jabuticaba

Editacuja

Editora Heliópolis

Editora Jandaira 

Editora Kitembo

Funilaria 

Lote 42 

Malagueta

Saíra Editorial 

Sebo Muiraquitã 

Sob Influencia

Sobre a feira

A Feirinha das Arcadas é uma parceria entre o Goethe-Institut, a Vitrine da Leitura Assessoria Cultural e a Editora Brejeira Malagueta, primeira editora a publicar literatura lésbica na América Latina.  
Serão quatro edições temáticas em 2023 e pretende ser um espaço da diversidade de visões de mundo, colocando nas mesas o que está em pauta na atualidade, produzindo reflexões e debates sobre questões que permeiam o nosso cotidiano.