ITDP incorpora debate sobre Mobilidade Antirracista em curso sobre transporte público

05/07/2022
por

O MobiliCampus, plataforma de educação à distância do ITDP Brasil, incorporou o tema Gênero e Raça na Mobilidade Urbana na grade do curso sobre Transporte Público. As vagas são gratuitas, mas limitadas. As inscrições para participar estão abertas até 17 de julho. Clique aqui para saber mais.

A inclusão de um módulo específico sobre o tema na programação está relacionada ao acúmulo adquirido a partir do curso sobre Mobilidade Antirracista (baixe o PDF), baseado do livro homônimo organizado pela Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com a editora Autonomia Literária. O curso original, conduzido por Paíque Santarém e Rafaela Albergaria, organizadores da publicação, foi realizado em 2021 e está disponível para todos ex-alunos e ex-alunos da MobiliCampus.

O objetivo da incorporação do debate sobre raça e gênero nos estudos de transporte é aprofundar reflexões sobre políticas públicas, evidenciando a essencialidade da mobilidade na existência e reprodução material das populações e das estruturas de poder. Para isso, assume-se o racismo, o patriarcado, o sexismo, posto pelo projeto colonial na formação social brasileira, como elementos definidores dos padrões de mobilidade que estruturam as cidades, e que reproduzem as violências, barreiras raciais de desigualdades, interdição, contenção e extermínio de negras e negros.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ITDP, acesse o site MobiliCAMPUS.