Lançamento do livro “Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade”

O autor Fabio Mascaro Querido, a filósofa Isabel Loureiro e o sociólogo Marcelo Ridenti debatem sobre a obra de Michael Löwy e seu papel no processo de renovação internacional do pensamento crítico contemporâneo.
12/05/2016
por
FRL e Ed. Boitempo. Quinta, 12/5, 19h30

 

Slider_Michael Löwy-rev
Na quinta-feira, 12 de maio, às 19h30, a Fundação Rosa Luxemburgo promove o lançamento do livro Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade. Haverá um debate com as presenças do autor, Fabio Mascaro Querido, da filósofa Isabel Loureiro e do sociólogo Marcelo Ridenti. A atividade conta com apoio da Editora Boitempo e é gratuita.

A obra faz uma introdução ao pensamento de Michael Löwy, intelectual brasileiro radicado em Paris desde o final dos anos 1960 que se destaca por um pensamento anticapitalista heterodoxo e não dogmático. Nas palavras de Querido, “Löwy caracterizou-se pela resistência e pela fidelidade à aposta em um outro mundo necessário e, ao mesmo tempo, pela atualização (ou renovação) dessa perspectiva à luz das condições de possibilidade do ‘tempo-de-agora'”.

Ao longo do livro, o autor discorre sobre as raízes da produção de Löwy – autor central para a formação do pensamento antissistêmico brasileiro –, identificando momentos-chave de sua trajetória intelectual e relacionando-os ao contexto histórico em que estava inserido. Nesse percurso, merecem ênfase as reflexões de Löwy sobre o ecossocialismo, a presença de Walter Benjamin em seu pensamento e o diálogo constante com as mais diversas utopias anticapitalistas.

Para Isabel Loureiro, que assina o prefácio do livro, a obra de Querido “indica que a renovação do pensamento anticapitalista pede a descolonização do imaginário e, como consequência, a criação de modelos de uma sociedade alternativa”.

 

Fabio Mascaro Querido é mestre em sociologia pela Universidade Estadual Paulista e doutor em sociologia pela Unicamp, com estágio doutoral realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É colaborador da revista Margem Esquerda, publicada semestralmente pela Boitempo.

Isabel Loureiro é filósofa e uma das maiores especialistas na obra de Rosa Luxemburgo. Professora aposentada do dep. de Filosofia da Unesp/Marília e autora dos livros Rosa Luxemburgo – dilemas da ação revolucionária e A revolução alemã (1918-1919), entre outros.

Marcelo Ridenti é professor titular do Departamento de Sociologia da UNICAMP. Autor dos livros Brasilidade revolucionária (Ed. Unesp, 2010), Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV (Ed. Unesp, 2a. ed. 2014), O fantasma da revolução brasileira (Ed. Unesp, 2a. ed. 2010), entre outros.

.

SERVIÇO

Lançamento do livro Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade
Evento gratuito e aberto

Data:
12/05/2016, quinta-feira
Horário: às 19h30
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Acessível para cadeirantes, com banheiro adaptado.

Evento no facebook

Certificados: Se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato escrevendo para debora@rosaluxspba.org ou pelo telefone (11) 3796-9901 até às 12h do dia do evento.

Como chegar: A FRL fica a 16 minutos de caminhada da Estação Faria Lima de Metrô (linha amarela) e a 17 minutos do Terminal Pinheiros (linha amarela do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM). O endereço está em uma travessa da Avenida Pedroso de Moraes, onde passam ônibus provenientes de diferentes pontos da capital e região metropolitana. Consulte as linhas municipais e intermunicipais. Estamos ao lado do eixo cicloviário Berrini-Faria Lima-Pedroso de Moraes, e contamos com estrutura para visitantes prenderem a bicicleta.

Veja no mapa:

Ver mapa ampliado