Lançamento de zine e vídeo sobre “Privatização do ensino”

Roda de conversa discutirá, no próximo sábado (dia 1º/10), em São Paulo, quais são os atores e as estratégias de privatização do ensino
29/09/2016
por
Fundação Rosa Luxemburgo

Roda de conversa discutirá, no próximo sábado (dia 1º/10), em São Paulo, quais são os atores e as estratégias de privatização do ensino 

Por Fundação Rosa Luxemburgo

capa_zineSerá realizado no próximo sábado (1º/10) o lançamento oficial do zine e do vídeo Privatização do ensino na Casa do Povo, região central de São Paulo. Haverá a exibição do vídeo, roda de conversa e distribuição gratuita do zine impresso. Os dois materiais já estão disponíveis para download, inclusive com uma versão do zine para impressão.

Resultado de um esforço conjunto  de pesquisa e sistematização das ações do governo de São Paulo e de empresas para privatizar o ensino público paulista, o zine Privatização do ensino revela, de forma didática, os detalhes dessa relação entre empresários e gestores das políticas públicas. Divulgada pelo coletivo Escola sem Empresa, a publicação descreve desde quando vêm acontecendo as tratativas entre poder público e empresas, de que forma elas se deram, quais suas bases históricas, seus atores, estratégias, discursos e como leis e programas educacionais foram usados para facilitar a ingerência de empresários – especialmente do setor financeiro – nas decisões sobre o ensino público. O zine também aponta as consequências daninhas de uma possível privatização da educação para estudantes, professores e para a sociedade.

Trinca da riqueza

Um dos principais achados divulgados no zine é o papel central do banco Itaú, da Natura e da consultoria McKinsey na elaboração de diagnósticos e soluções privadas para o ensino médio público. No mesmo dia da publicação do zine, foi divulgada uma reportagem sobre a participação do Itaú, da Natura e da McKinsey numa possível reestruturação da gestão da Universidade de São Paulo (USP). Coincidência? Não. A publicação Privatização do ensino mostra que há um modo comum de atuação de governos e empresas que se repete quando o assunto é transferir serviços públicos para a iniciativa privada.

Vídeo e lançamento oficial

Um vídeo de 3:45min foi produzido pelo coletivo EntreLinhas com um resumo gráfico-narrativo sobre o processo de privatização do ensino no estado de São Paulo. Confira aqui.

 

SERVIÇO

Lançamento oficial do zine e vídeo Privatização do ensino
Quando:
1/10, sábado
Horário: 15 às 17hs
Onde: Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, 2o. andar, Bom Retiro – próximo ao metrô Tiradentes)
www.casadopovo.org.br

Entrada gratuita

Mais informações na página do evento https://www.facebook.com/events/762809543857211/

 

FICHA TÉCNICA
Pesquisa e texto
Danielle Maciel e Sabrina Duran
Projeto gráfico, diagramação e ilustração
Luiza Poli Franco e Raquel Thomé
Colaboração
Escola sem Empresa
Vídeo
Coletivo EntreLinhas
Apoio
O zine e o vídeo foram realizados com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e de fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
Licença
Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR