Licenças abertas e cultura livre são tema de debate em Porto Alegre

Evento marca apresentação do livro A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade no Rio Grande do Sul, com participação do autor Leonardo Foletto. Confira o vídeo da atividade
07/12/2022
por

Evento marca apresentação do livro A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade no Rio Grande do Sul, com participação do autor Leonardo Foletto. Confira o vídeo da atividade.

O livro A Cultura é Livre: Uma história da resistência antipropriedade (baixe seu exemplar em versão PDF) foi apresentado em Porto Alegre (RS), em 30 de novembro de 2022, em evento com o autor, Leonardo Foletto, editor do site BaixaCultura. A conversa sobre licenças abertas e cultura livre contou com participação da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e de Joel Grigolo, do Matehackers, um hackerspace localizado na associação cultural Vila Flores. A mediação foi realizada por Augusto Paim, jornalista e tradutor.

Publicado em coedição da Fundação Rosa Luxemburgo com a editora Autonomia Literária, o livro tem prefácio de Gilberto Gil, músico e ex-ministro da Cultura, e apresenta subsídios para a construção de políticas públicas relacionadas à criação e fortalecimento de bens comuns. A conversa tratou dos limites das políticas de propriedade intelectual e alternativas possíveis. Confira o vídeo com a íntegra do lançamento:

Lançado em março de 2021, em uma conversa sobre patentes e vacinas durante a edição virtual da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (FLIPEI), o livro já ajudou a subsidiar análises sobre a perspectivas da cultura livre na América Latina (leia artigo a respeito em espanhol), em uma mesa na Intelectual Property Global Congress, em outubro do mesmo ano. Em 2022, o livro foi apresentado durante o evento Cooperativismo de Plataforma e Políticas Públicas, realizado em junho pelo Observatório do Cooperativismo de Plataforma, uma iniciativa do laboratório DigiLabour, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também em Porto Alegre. Em novembro, o livro foi apresentado em São Paulo durante a série O Futuro é Cooperativo, organizada pelo Sesc Avenida Paulista.