Livro República de Segurança Nacional terá lançamento em Recife

Livro editado pela Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo analisa o papel político dos militares e sua estrutura ideológica

República de Segurança Nacional, de Rodrigo Lentz, será lançado no em Recife, na quinta-feira, dia 21 de abril, com debate entre autor e convidados, no Armazém do Campo, a partir das 18h.  

Editada pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, a obra é o mais recente lançamento da Coleção Emergências e será tema de um curso virtual a ser realizado em maio. 

Na publicação, o autor analisa a volta dos militares ao centro do poder com o governo de Jair Bolsonaro e reflete sobre suas consequências políticas para o país. A partir de documentos oficiais da Escola Superior de Guerra, Lentz investiga a estrutura ideológica que fundamenta a organização militar e a contextualiza conforme as mudanças históricas que ocorreram no período. 

Tendo as disputas sociais como pano de fundo para esse percurso, Lentz explora a presença dos militares na política desde a formação da República até o atual governo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.  

O autor discute também alternativas para as forças democráticas assumirem, de fato, o controle político dos militares. Uma saída seria a reformulação da educação para a democracia, rompendo com a cultura política que bloqueia a discussão pública sobre a questão nacional e abre o caminho para a politização dos militares.  

“Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como “apenas” de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes sociais (…)”, afirma Lentz. 

Sobre o autor – Rodrigo Lentz é doutor em Ciência Política (UnB), professor de Ciência Política (UnB) e pesquisador do Observatório sobre Defesa e Soberania do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. 

A abertura do evento será feita por Torge Löding, diretor do escritório Brasil e Paraguai da Fundação Rosa Luxemburgo e Carlos Bellé, coordenador político da Editora Expressão Popular. 

Participam ainda do debate com o autor: 

  • Rosa Amorim – militante do Movimento Sem Terra em Pernambuco, coordenadora Nacional do Levante Popular da Juventude e diretora de cultura da UNE. 
  • Ivan Moraes – pai, jornalista, comunicador, escritor, defensor de direitos humanos, vereador do Recife pelo PSOL e pré-candidato a deputado estadual de Pernambuco. 

Lançamento e debate do livro República de Segurança Nacional 

Realização Fundação Rosa Luxemburgo e Editora Expressão Popular 

Data: 21/04 (quinta-feira) – 18h

Local: Armazém do Campo – Avenida Martins de Barros, 395 – Santo Antônio, Recife – PE