Após uma sequência de quatro lançamentos em São Paulo, o livro Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero foi apresentado em uma série de eventos em Florianópois (SC), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) em novembro e dezembro de 2024. A publicação é uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária, e apresenta um retrato atualizado da consolidação de políticas públicas de Tarifa Zero no transporte público coletivo no Brasil. O livro foi escrito pelo pesquisador Daniel Santini, que atua como coordenador na Fundação Rosa Luxemburgo e pesquisa políticas públicas de mobilidade em um doutorado na Universidade de São Paulo. A obra é uma continuação do seu primeiro livro Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a distopia da Uberização, publicado em 2019. A publicação lista as 116 cidades que adotaram Tarifa Zero de maneira universal até julho de 2024, conjunto que coloca o Brasil como país com mais casos identificados no mundo. Hoje, são 117 cidades identificadas.
Florianópolis
Em Florianópolis, o livro foi apresentado em dois momentos, durante o 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte, realizado de 5 a 8 de novembro e em audiência pública na Câmara Municipal de Florianópolis (SC). O encontro acadêmico, principal evento do setor, é organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. A obra foi apresentada na sessão Tarifa Zero: oportunidades e limites para a ampliação do direito à cidade, com participação de Anísio Brasileiro (UFPE), Thiago V. Z. Gomes (UFABC), Silvana Zioni (UFABC) e Rômulo Orrico Filho (UFRJ), e em sessão com o lançamento conjunto com o livro Logística e Mobilidade Urbana: Desafios e Soluções para as Cidades do Século XXI , com apresentação de Alejandro Ruiz-Padilho (UFSM) e Vanessa Teresinha Alves (UFSM). O evento abriu espaço para ampla discussão sobre políticas de Tarifa Zero em diferentes espaços. Daniel Santini apresentou também artigo científico sobre a experiência de São Caetano do Sul, escrito junto com Thiago V. Z. Gomes (UFABC), Silvana Maria Zioni (UFABC), Danielle Andrade Angelo (UFABC) e Georgia Briano (USP).
Na Câmara Municipal de Florianópolis, o lançamento aconteceu em 7 de novembro, a publicação em atividade organizada pela Frente Parlamentar pela Tarifa Zero, presidida pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL). O evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara, foi marcado pelo lançamento de um Projeto de Lei para instituir a Tarifa Zero em Florianópolis (SC). Apoiada pelo mandato de Boppré, o projeto foi formulado pelo Movimento Passe Livre com base na Campanha Busão 0800 e em oficinas e estudos realizados pela pesquisadora Letícia Birchal Domingues. O texto foi apresentado por Camila Betoni e Victor “Khaled” Calejon, do MPL. Participaram da mesa também Carla Ayres (PT) e Victor Klauck, assessor do deputado estadual Marquito (PSOL), segundo candidato mais votado à prefeitura de Florianópolis (SC) que não pôde estar presente em função de questões pessoais.
Salvador
Em Salvador, os eventos foram realizados de 27 a 28 de novembro. O lançamento aconteceu em evento no Instituto Federal da Bahia e em debate no Bar do Batatinha, em eventos organizados pelo Observatório da Mobilidade Salvador. O livro também foi apresentado no Fórum Baiano de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, na cidade de Alagoinhas (BA).
No Instituto Federal da Bahia, a sessão intitulada Mobilidade urbana e direito à cidade no Brasil: pesquisa e extensão na prática foi coordenada por Pablo Florentino (IFBA) e contou com apresentações do autor Daniel Santini, do pesquisador Daniel Caribé (UFBA/Observatório da Mobilidade Salvador) e do pesquisador internacional Wojciech Kębłowski (Universidade de Bruxelas), um dos principais especialistas no tema no mundo. No Bar do Batatinha. junto com o autor, aconteceram apresentações de Aline Prado (Observatorio da Mobilidade Salvador) e Kleber Rosa (PSOL), segundo candidato mais votado à prefeitura da cidade, além de falas de abertura do diretor da Fundação Rosa Luxemburgo Andreas Behn e do vereador Hamilton Assis (PSOL).
No Fórum Baiano de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, a apresentação aconteceu no segundo dia do evento com participação de gestores de diferentes cidades que implementaram políticas de Tarifa Zero. Estiveram presentes Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes de Maricá (RJ), Marcelo Roque (Podemos), prefeito de Paranaguá (PR), Silvio Nascimento, secretário de transportes de Caucaia (CE) e Everton Acácio, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Aquiraz (CE), além de Gustavo Carmo (PSD), prefeito eleito de Alagoinhas (BA) e Hilton Ribeiro, secretário de Relações Institucionais da cidade. O evento foi aberto por Saulo Figueiredo, secretário de Prevenção à Violência de Feira de Santana (BA) e diretor-executivo do fórum.
Também participou Alexandre Resende, secretário executivo da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), além de representantes dos municípios baianos Candeias, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ipirá, Jequié Eduardo Magalhães, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e Vitória da Conquista. O evento foi transmitido na íntegra pela ANTP.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o lançamento do livro aconteceu na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mediação de Thiago Canettieri (UFMG). Além do autor, participaram Letícia Birchal Domingues (Tarifa Zero BH), Lisandra Mara Silva (UFMG), Pablo Henrique (Fenametro) e Roberto Andrés (UFMG).
O autor também esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em reunião com a equipe da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), incluindo o economista André Veloso, assessor da parlamentar. Ela é autora da Proposta de Emenda Constitucional 2/23 que prevê transporte público gratuito no transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas do Estado. É a primeira lei estadual do tipo aprovada no Brasil.
O livro faz parte da coleção Cidade Livre e de uma série de iniciativas e publicações promovidas pela Fundação Rosa Luxemburgo a partir da premissa de que mobilidade, mais do que uma mercadoria, é um direito. Daniel Santini pesquisa políticas públicas de Tarifa Zero em um doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Seu mestrado baseou-se em um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG).
* A Fundação Rosa Luxemburgo disponibiliza gratuitamente exemplares (sujeito à disponibilidade em estoque) para sindicatos, associações de ciclistas e pedestres, coletivos que lutam por mobilidade justa, gestores e gestoras que trabalham no desenvolvimento de políticas de transporte livre, pesquisadores e pesquisadoras e bibliotecas de acesso público. Entre em contato para saber como retirar o seu. Para uso privado, é possível adquirir diretamente com a Autonomia Literária.