Lucio Gregori e Raquel Rolnik debatem passe livre em SP

22/01/2020
por

Em meio aos protestos contra o aumento das tarifas de transporte, debate marca o lançamento do livro Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização

Por FRL

É possível adotar políticas públicas de tarifa zero? Como viabilizar o passe livre? Dá para reduzir em vez de aumentar o preço da passagem? No futuro, as cidades dependerão cada vez mais de aplicativos de transporte e entrega gerenciados por multinacionais e baseados em trabalho precarizado ou existem alternativas? Cidades em ninguém anda de ônibus, só de moto ou automóvel são viáveis?

Lucio Gregori. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Essas e outras questões serão debatidas no debate de lançamento do livro Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização, na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, na livraria Tapera Taperá, em São Paulo. A publicação apresenta experiências concretas de cidades no Brasil e no exterior que aboliram a cobrança direta da tarifa e propõe reflexões sobre diferentes alternativas para reduzir ou mesmo zerar a passagem.

No evento, o autor Daniel Santini, jornalista e coordenador na Fundação Rosa Luxemburgo, conversará com Lucio Gregori, engenheiro ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo, e com a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, ex-Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Raquel Rolnik. Foto: arquivo pessoal / Twitter

O primeiro, que escreveu o prefácio da obra, é considerado um dos idealizadores da tarifa zero e chegou a tentar implementar a política durante sua gestão na cidade, em 1990. A segunda, que assina a apresentação na contracapa, esteve à frente da Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades de 2003 a 2007 e é tida como referência em estudos e debates sobre direito à cidade. A conversa será mediada por Cauê Ameni, jornalista e editor da Autonomia Literária.

Veja também:
A apresentação do livro no Outras Palavras: Transportes: a atualidade da Tarifa Zero
Um capítulo no blog da Autonomia Literária: Maricá (RJ), a capital do passe livre no Brasil
Entrevista do autor no Guilhotina, podcast do Le Monde Diplomatique
Cobertura do seminário internacional Transporte como direito e caminhos para a tarifa zero

Contra o aumento
Além do debate, na abertura do evento o Movimento Passe Livre apresentará vídeo sobre a reestruturação do sistema de ônibus de São Paulo (veja a seguir), e um relato sobre as jornadas de mobilização contra o aumento nas passagens na cidade. O movimento realizou nas primeiras semanas de janeiro atos seguidos para questionar o novo valor das tarifas e os cortes de linhas no sistema.

Serviço – debate de lançamento do livro
Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização
Participação: Daniel Santini, Lucio Gregori e Raquel Rolnik
Mediação: Cauê Ameni, Autonomia Literária
Abertura: MPL-SP
Data: 29/01/2019, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Tapera Taperá
Endereço: Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – República – SP
Evento na página da Autonomia Literária no Facebook