Mapa e atlas apontam impactos de transgênicos no Cone Sul

20/05/2020
por
FRL Cone Sul

Duas publicações novas apresentam informações sobre a expansão e impactos do uso de transgênicos e de veneno na Argentina, Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai, com destaque para os problemas relacionados aos plantios de larga escala da soja na região. O Mapa da República Tóxica da Soja e o Atlas do Agronegócio Transgênico no Cone Sul foram pensados para contribuir com o desenvolvimento de instrumentos comuns para interpretação e análise crítica, e estão disponíveis para download em formato PDF. Ambos materiais estão em espanhol.

O Mapa da República Tóxica da Soja é o resultado de uma oficina realizada em Assunção, no Paraguai, em setembro de 2019, no âmbito de uma reunião organizada pela  Acción por la Biodiversidad e BASE-IS. A atividade foi organizada por Iconoclasistas e pelo escritório da Fundação Rosa Luxemburgo em Buenos Aires, e contou com participação de organizações, técnicos e acadêmicos da região.

 

Atlas do Agronegócio Transgênico
O Atlas do Agronegócio Transgênico no Cone Sul, organizado pela Acción por la Biodiversidad, tem como objetivo mapear a entrada da soja transgênica em larga escala na região, acarretando na concentração de terras, na degradação de ecossistemas e de economias regionais. Além da criminalização das comunidades camponesas e das mulheres em particular.

O livro também traz um levantamento das lutas que respondem a essa investida da agricultura industrial que transforma a comida em uma mercadoria. Resistências, propostas e alternativas de base camponesa são colocadas, nesse sentido, como uma alternativa à recuperação da produção de alimentos saudáveis, ​​que garantam o direito à boa alimentação e fornecem ferramentas para novas estruturas de produção agroecológica comunitária e soberana.

Atlas del agronegocio transgénico en el Cono Sur : monocultivos, resistencias y propuestas
de los pueblos / compilado por Dario Aranda ; coordinación general de Lucía Magdalena
Vicente ; Carlos Alberto Vicente ; Carolina Acevedo. – 1a ed ilustrada. – Marcos Paz : Acción por
la Biodiversidad, 2020.
222 p. + Mapas ; 30 x 21 cm.
ISBN 978-987-23685-5-5