Migração e Racismo em Tempos de Pandemia

30/04/2020
por
FRL

A questão da migração acende debates políticos acalorados em todo o mundo. Os mitos e imagens que surgiram em torno dela fazem esse fenômeno parecer ameaçador e tornam os migrantes invisíveis.
A migração é uma ameaça, no entanto, para os próprios migrantes – especialmente para refugiados e pessoas sem documentos.
O racismo cotidiano e a xenofobia institucional e política tornam as viagens mais difíceis, ameaçando a participação ou mesmo as vidas dessas pessoas nos países de destino – e, portanto, seu direito humano à migração.
O risco e o racismo se tornam ainda maiores em tempos de pandemia. Para refletir sobre estas questões, a Fundação Rosa Luxemburgo inicia uma série de conversas virtuais com integrantes de organizações que discutem este assunto com profundidade.

 

Vídeo do primeiro debate

Participaram da conversa Letícia Carvalho, assessora de advocacy na Missão Paz no Brasil; e Mamadou Ba, da direção nacional da SOS Racismo Portugal. E contou com a mediação de Daniel Santini, coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo.

 

Vídeo do segundo debate

Participaram da conversa Beatriz Gomes Dias, ativista antirracista e professora. A deputada está entre as três mulheres negras eleitas para o parlamento português em 2019. Maria Oshana, diretora da Fundação Rosa Luxemburgo – Grécia. Ela contribuiu na elaboração do The Atlas of Migration (Atlas da Migração)Letícia Carvalho, assessora de advocacy na Missão Paz. Representa a organização no Conselho Municipal de Migrantes. A mediação foi feita por Torge Loeding, diretor da Fundação Rosa Luxemburgo escritório Brasil e Paraguai.

Atividades realizadas

📌Dia: 21/05

Hora: 14h
Local:
página do facebook: @RosaluxBrasilParaguai
canal do youtube: Fund. Rosa Luxemburgo São Paulo Buenos Aires
https://www.youtube.com/channel/UCTAeeTN6cO2BRH6uUgwxfAw?view_as=subscriber

Participantes:
Maria Oshana, diretora da Fundação Rosa Luxemburgo em Atenas;
Beatriz Gomes Dias​, a parlamentar do Bloco de esquerda em Portugal Comentarista:

Comentarista:
Letícia Carvalho, assessora de advocacy na Missão Paz no Brasil

Mediação:
Torge Loeding, diretor da Fundação Rosa Luxemburgo escritório Brasil e Paraguai.

📌Dia: 07/05

Hora: 14h
Participantes:
Letícia Carvalho, assessora de advocacy na Missão Paz no Brasil;
Mamadou Ba, da direção nacional da SOS Racismo Portugal

Mediação:
Daniel Santini, coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo.

 

Evento no Facebook