“Mobilidade Antirracista”: coletânea de artigos debate o direito de ir, vir e existir

14/02/2022
por
Foto: Matheus Alves

Produzida em parceria entre a editora Autonomia Literária e a Fundação Rosa Luxemburgo, a coletânea de artigos “Mobilidade Antirracista” traz artigos de mais de 30 autoras e autores envolvidos com a luta por um sistema justo e inclusivo de mobilidade urbana, com um enfoque especial em como o racismo, enquanto atributo estrutural de todos os aspectos da sociedade brasileira, se impõe sobre os espaços urbanos.

Lançado em 2021, o livro agora chega à biblioteca virtual da Fundação Rosa Luxemburgo, e pode ser baixado gratuitamente.  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR “MOBILIDADE ANTIRRACISTA” GRATUITAMENTE

“O livro coloca em questão um dos aspectos mais importantes e menos discutidos do racismo: a espacialidade. O racismo é relação social e, como toda relação, se materializa em um espaço constituído por determinadas condições históricas”, afirma o doutor em direito, professor e advogado Sílvio Luiz de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, no texto da contracapa.

“O tratamento dispensado pelo presente livro à questão da mobilidade urbana nos leva a refletir como o racismo opera na configuração dos espaços e na determinação das condições com que os corpos se movimentam em cidades organizadas pela lógica da exploração capitalista. Por isso, a luta antirracista consiste na formulação teórica e na realização de práticas políticas que quebrem as interdições raciais e de classe”, conclui Almeida.

REVEJA OS DEBATES REALIZADOS PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “MOBILIDADE ANTIRRACISTA”:

REVEJA A LIVE INTERSECCIONAL “FEMINISMO ANTIRRACISTA E MOBILIDADE”:

CONFIRA A SEGUNDA TEMPORADA DO PODCAST CIDADE LIVRE:

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA DE EPISÓDIOS.


AUTORAS, AUTORES E ENTREVISTADOS NO LIVRO MOBILIDADE ANTIRRACISTA

Anna Nygård, Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Ayanna Pressley, BNegão, Daniel Caribé, Daniel Santini, Denílson Araújo de Oliveira, Elisa Lucinda, GOG, Higo Melo, Jô Pereira, João Bertholini, João Pedro Martins Nunes, Juliana Lama, Katarine Flor, Kelly Cristina Fernandes Augusto, Kazembe Balagun, Lisandra Mara, Luana Costa, Luana Vieira, Lucas Koka Penteado, Lúcia Xavier, Marcelle Decothé, Matheus Alves, Mayra Ribeiro, Meimei Bastos, MC Martina, Monique Cruz, Movimento Passe Livre, Nego Bispo, Neon Cunha, Nívea Sabino, Paíque Duques Santarém, Paulo Lima, Rafaela Albergaria, Tainá de Paula, Talíria Petrone, Tom Grito e Vitor Dias Mihessen.

Desenho da capa: Juliana Del Lama

Fotos: Matheus Alves

Diagramação: Sobinfluencia

Páginas: 394

ISBN: 978-65-87233-41-3 (Autonomia Literária)

ISBN: 978-65-990744-8-6 (Fundação Rosa Luxemburgo)

Marcelle Decothé, Matheus Alves, Mayra Ribeiro, Meimei Bastos, MC Martina, Monique Cruz, Nego Bispo, Neon Cunha, Nívea Sabino, Paulo Lima, Tainá de Paula, Talíria Petrone, Tom Grito e Vitor Dias Mihessen.