NPC realiza o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular

O Núcleo Piratininga de Comunicação realizará, no dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular
07/07/2023
por
NPC
Panfleto produzido pelos alunos do NPC para o dia 24/7/2022

O Núcleo Piratininga de Comunicação realizará, no dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular. Ao longo de um dia inteiro, sindicatos, movimentos sociais, coletivos de comunicação e fotografia e jornais alternativos expõem, em praça pública, a sua produção de comunicação sindical e popular. Além da exposição, a programação prevê também aulas públicas, debates e apresentações culturais.

Em 24 de julho de 2023, completam-se 8 anos da morte de Vito Giannotti, metalúrgico e histórico lutador pela comunicação dos trabalhadores, falecido nesta data no ano de 2015. Junto com Claudia Santiago, sua companheira de vida e de luta, Vito fundou, na década de 1990, o NPC. Em 2017, dois anos após sua morte, por iniciativa do mandato do ex-vereador Renato Cinco, essa data passou a ser o Dia da Comunicação Popular na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2017, 2018 e 2019, o festival aconteceu na Cinelândia, no Rio de Janeiro. No ano passado, 2022, o palco da celebração foi o Parque Madureira, entre os bairros de Madureira e Guadalupe, na Zona Norte do Rio. E quem comandou o dia foi a turma Curso de Comunicação Popular do NPC, que produziu um panfleto, passou a manhã conversando com visitantes do parque e contando a história da data.

2º Festival da Comunicação Sindical e Popular / 2018

Agora, em 2023, estamos de volta na praça. O 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular será um dia para viver essa parte da cidade de forma livre e democrática e para celebrar os veículos de comunicação sindicais e populares. O evento terá exposições das mídias produzidas por sindicatos, movimentos e coletivos de mídia alternativa, além de música, teatro e dança. A programação contará também com aulas públicas sobre temas importantes para a cultura, a história e para a comunicação. 

Essa ocupação da cidade para construir um espaço de visibilidade dos veículos de comunicação alternativa é um importante passo na luta pela democratização da mídia e em defesa de uma comunicação voltada aos interesses das classes trabalhadoras e periféricas.

Por iniciativa do ex-deputado estadual Eliomar Coelho, nosso Festival faz parte do calendário estadual do Rio de Janeiro. É um evento aberto e gratuito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

10h:  Abertura do Festival

10h30: Aula pública sobre História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil

14h: Roda de conversa sobre comunicação no Rio de Janeiro

16h: Roda de conversa sobre Redes sociais e combate às mentiras na Internet

18h: Roda de conversa sobre periferias e democracia