Para o que não se pode esperar, Emergências

A Fundação Rosa Luxemburgo e a Expressão Popular lançam em julho uma nova iniciativa conjunta, a Coleção Emergências. O primeiro livro da série, intitulado O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016, terá seu pré lançamento em Paraty (RJ) durante a Flipei
04/07/2019
por
FRL

A Fundação Rosa Luxemburgo e a Expressão Popular lançam em julho uma nova iniciativa conjunta, a Coleção Emergências, que terá pré-lançamento em Paraty na Flipei.

 

Clique aqui e baixe o Colapso da democracia no Brasil

Por FRL

O primeiro livro da série, intitulado O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016, será seu pré lançamento em Paraty (RJ), em meio à Festa Literária das Editoras Independentes (Flipei).  O debate contará com a presença do autor, Luis Felipe Miguel, Adilson Jose Moreira  e Tatiana Roque.

A proposta da Coleção é publicar textos relacionados a debates atuais, fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, apresentando enfoques quase sempre invisibilizados. Como define o texto da Coleção:“Há um volume gigantesco de dados e notícias em circulação que nos traz uma falsa ideia de acesso aos temas que pautam a vida política do país. Mas boa parte deste conteúdo é produzido e veiculado pelos donos do poder econômico, que elegem o que deve ser visto e informado de acordo com seus interesses. Por isso, é essencial ampliarmos as maneiras de enfrentar esse ponto de vista único e pautar, com profundidade, temas de relevância para o povo brasileiro”.

Nesta primeira obra, Luis Felipe Miguel, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (Unb), elabora um ensaio de interpretação em que analisa os acontecimentos políticos mais recentes do Brasil (golpe de 2016, prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, eleição de Jair Bolsonaro) à luz do debate sobre os fracassos e as ambições da Constituição de 1988. “Afinal, quanto de desigualdade a democracia aguenta? E quanto de democracia a desigualdade aguenta?”, questiona o autor.

No livro, o cientista político discorre como o golpe contra Dilma Rousseff coloca um ponto final na fantasia de que seria possível combater a desigualdade social sem confrontar privilégios. Nosso regime político revelou, mais uma vez, que existe uma trava no sistema: no momento em que determinados grupos de interesse se veem descontentes, não hesitam em mudar as regras do jogo. Luis Felipe Miguel, assim, analisa como em tão curto prazo ruíram as conquistas democráticas pós-ditadura e discute possíveis caminhos para a urgente reorganização da resistência popular.

Clique aqui e baixe o Colapso da democracia no Brasil

SERVIÇO

O colapso da democracia com Luis Felipe Miguel, Adilson Jose Moreira e Tatiana Roque. Mediação Jorge Pereira
Data: 11/07/2019 (quinta-feira) – das 17h às 19h
Local: Barco Pirata