O Papa e o Bem Viver

A Fundação Rosa Luxemburgo organiza mais um debate: recebe a desembargadora Kenarik Boujikian e o teólogo Paulo Suess para discutirem o posicionamento anticapitalista do Papa Francisco.
06/08/2015
por
18/8, 19h

Anticapitalismo, ecologia e movimentos sociais

Papa_Slider4

A Fundação Rosa Luxemburgo organiza mais um debate: no dia 18 de agosto, terça-feira, 19h, recebe a desembargadora Kenarik Boujikian e o teólogo Paulo Suess para discutirem o posicionamento anticapitalista do Papa Francisco.

Em seu discurso recente aos movimentos populares em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, Francisco condena a destruição humana e ecológica perpetrada pelo capitalismo. Com clareza, aponta três tarefas aos movimentos populares: pôr a economia ao serviço dos povos sublinhando o Bem Viver, a busca da paz e da justiça social e a defesa da Mãe Terra. Esta fala bastante enfática é sustentada por manifestações anteriores do pontífice, que se aventurou, inclusive, é a falar sobre mudanças climáticas.

Para se pensar com mais profundidade a respeito das decorrências do líder da Igreja Católica assumir esta postura e também das lacunas em suas encíclicas, convidamos dois especialistas no tema. Se você também tem muitos questionamentos sobre o assunto, não deixe de vir. A única certeza é: a canção estava certa, o cara é pop.

 

Kenarik Boujikian é desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e cofundadora da Associação Juízes para a Democracia – AJD. Esteve presente, como observadora convidada, do primeiro Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro no Vaticano em novembro de 2014. Também agora no segundo encontro, que ocorreu agora em julho na Bolívia.

Paulo Suess é teólogo e um dos maiores pensadores sobre o Bem Viver no Brasil. É assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário – Cimi e professor no ciclo de pós-graduação em missiologia, no Instituto Teológico de São Paulo – ITESP. Recebeu o título de Doutor honoris causa das Universidades de Bamberg e Frankfurt. Entre suas publicações, citamos Dicionário de Aparecida – 40 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida (São Paulo: Paulus, 2007).

 .

Serviço

Debate: O Papa e o Bem Viver – anticapitalismo, ecologia e movimentos sociais

18/08/2015, terça-feira, às 19h

Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo, Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP). Gratuito.

Informações: (11) 3796-9901

Certificados: se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato com a Fundação Rosa Luxemburgo até 17/08 (debora@rosaluxspba.org ou 11 3796-9901).