O vírus que para o mundo

Iniciativa do FRL de Bruxelas, série trata sobre a pandemia em diversos lugares do mundo
01/04/2020
por
FRL

O coronavírus está afetando pessoas em todo o mundo e transformando suas vidas cotidianas. Embora os efeitos da epidemia, a longo prazo, ainda não sejam conhecidos, seu impacto já pode ser sentido em toda a sociedade. 

Devido a sua disseminação global, o coronavírus está atraindo muito mais atenção da mídia do que muitas outras doenças que tiram inúmeras vidas a cada dia.

Acima de tudo, a situação levanta questões em torno da nossa compreensão de solidariedade e de responsabilidade global. 

Em nossa série Corona Chronicles, pessoas de diferentes países relatam suas experiências e apresentam suas visões a respeito da forma como a pandemia tem atingido suas cidades e países, bem como as medidas de enfrentamento que vem sendo tomadas em diversos lugares do mundo. 

Todos os vídeos podem ser vistos em inglês no site da fundação em Bruxelas. E aqui, ao longo da semana, disponibilizamos alguns desses arquivos com legendas em português.

Corona Chronicles | Quito

O Escritório Regional Andino da Fundação Rosa Luxemburgo explica aspectos importantes da situação atual do Equador frente a pandemia do coronavírus.

Corona Chronicles | Benin

Do Benin, Joyce Ebebeinwe, diretora de projetos da Fundação Saúde da Mãe Terra fala sobre o impacto do Covid-19 nas mudanças climáticas e na ação climática.

Corona Chronicles | Hanover

Malte Herbers da MediNetz Hanover descreve a difícil situação enfrentada, principalmente, por migrantes sem documentação para acessar o sistema de saúde na Alemanha. O problema é agravado por conta da pandemia do coronavírus.

Corona Chronicles | Vienna

Rainer Hackauf, Bureau für Selbstorganisierung & Salon Bildung, relata as medidas tomadas na Áustria para o enfrentamento ao Coronavírus e reflete sobre as decisões do governo do país.

Corona Chronicles | Assunção

Luis Rojas, economista da Heñoi, fala sobre a situação do Paraguay em decorrência da pandemia do coronavírus.

Confira o texto “Hambre y coronavirus en Paraguay” em espanhol e em inglês.

Corona Chronicles | Turin

Vladimir, Carteiro e ativista de Potere al Popolo nos fornece informações em primeira mão sobre a situação na Itália.

Corona Chronicles | Zagreb

Ana Vračar, do BRID (Baza za radničku inicijativu i demokratizaciju), OWID (Organisation for Workers Initiative and Democratisation) da Croácia, dá suas impressões pessoais sobre a crise, das medidas, da vida e do enfrentamento ao Coronavírus.

Corona Chronicles | Buenos Aires

“Antes e durante a crise de Corona, o governo argentino de centro-esquerda tem sido, de longe, o mais responsável da América – Sul, Central e Norte”, confira a vide-o reportagem realizada por Gerhard Dilger.

Corona Chronicles | São Paulo

Guilherme Boulos, Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto e da Frente Povo Sem Medo, fala sobre suas impressões pessoais a respeito da situação aqui no Brasil.