Para onde vai o “partido militar”?

24/03/2022
por

“República de Segurança Nacional”, novo livro da Coleção Emergência, parceria da Fundação Rosa Luxemburgo com a Expressão Popular, analisa o retorno dos militares ao Palácio do Planalto e suas consequências para as disputas políticas no Brasil

Se o debate sobre a ruptura democrática voltou à agenda com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, qual seria o pensamento da cúpula militar a respeito? Qual a natureza do movimento de ocupação fardada da política hoje em curso?

Essas são algumas das questões que Rodrigo Lentz procura responder em República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil, lançamento da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Expressão Popular.

Em um contexto em que as celebrações do golpe 1964 se tornaram prática oficial, este livro recoloca a questão militar no centro das estratégias políticas democráticas. A partir de documentos oficiais e da análise da Doutrina de Segurança Nacional, o autor investiga a estrutura ideológica da organização militar brasileira, contextualizando-a em cada momento histórico.

Uma de suas conclusões é de que, a partir da crise política de 2013, as Forças Armadas romperam com o papel que desempenharam após a redemocratização e agiram para voltar a protagonizar a direção política do país. A chegada de Jair Bolsonaro a Brasília marca, assim, o início de um novo regime que o autor procura não só interpretar, mas também traçar hipóteses sobre os seus desdobramentos.

Ao longo do livro, Lentz explora como as relações sociais e disputas políticas no Brasil estão intrinsicamente vinculadas com a presença militar, um traço marcante não só do início da nossa República, mas que também aponta tensões futuras em um ambiente de conflitos nacionalistas e crise econômica internacional. “Seja com protagonismo, seja no papel de coadjuvante, a participação dos militares foi a tônica de nossa história institucional e condensa, de forma muito peculiar, a cultura política brasileira”, resume Lentz.

Lentz analisa ainda as contradições internas da Era Bolsonaro, marcada pela presença massiva de militares no primeiro escalão do aparelho estatal, e as disputas entre diversos grupos armados, como os policiais militares e as milícias no Rio de Janeiro. E, ao final, elenca alguns desafios para que, no Brasil, a democracia assuma a direção política das Forças Armadas.

“Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como ‘apenas’ de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes, organizações e ativistas sociais”, afirma o autor.

República de Segurança Nacional pode ser baixado gratuitamente no site da Fundação Rosa Luxemburgo e na Expressão Popular. A versão impressa está disponível no site da Expressão Popular, e será distribuída em eventos de lançamento e no curso virtual que ocorrerá em maio.

Clique aqui para baixar o livro na biblioteca virtual da Fundação Rosa Luxemburgo

Calendário

Lançamentos
Rio de Janeiro: 09/04
Recife: 21/04

Curso
Inscrições: 02/05
Início: 10/05

Sobre a série Emergências

Debates urgentes, fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Essa é a proposta da Coleção Emergências, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Expressão Popular.

A Coleção discute questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras. Só entendendo nossa realidade iremos transformá-la. Daí Emergências.

Emergências porque é preciso refletir sobre o mundo que vivemos. Já não temos condições de ignorar a gravidade das crises econômica, social, ambiental, política. Emergências porque já não se pode mais insistir em velhas respostas.

Emergências porque não podemos mais esperar.

Clique aqui para conhecer os demais títulos da coleção!