A Paraíba de Juliette tem Margarida

O segundo episódio da série Feminismos conta a história da sindicalista Margarida Maria Alves. A paraibana foi a primeira mulher a ocupar a presidência de um sindicato de trabalhadores rurais e acabou assassinada, em 1983, por ser uma defensora intransigente dos direitos humanos.
29/04/2021
por
Nós, Mulheres da Periferia

Você já parou pra pensar que conexão você tem com a sua terra ou simplesmente com a terra? Essa reflexão parece cada vez mais distante do cotidiano dos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, a disputa por terras e as tensões entre latifundiários, camponeses, populações indígenas e quilombolas continuam gerando conflitos que muitas vezes seguem despercebidos aos nossos olhos.

Por tudo isso, o segundo episódio da série Feminismos, feito em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, conta a história da sindicalista Margarida Maria Alves. A paraibana foi a primeira mulher a ocupar a presidência de um sindicato de trabalhadores rurais e acabou assassinada, em 1983, por ser uma defensora intransigente dos direitos humanos.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.