Peregum lança livro sobre agroecologia e soberania alimentar 

O lançamento será realizado no dia 16 de maio, às 18h30, na sede da Fundação Rosa Luxemburgo
09/05/2024
por
agroecologia e educação popular
Livro Agroecologia e educação popular

O Instituto de Referência Negra Peregum lança, na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, às18h30, o livro Agroecologia e Educação Popular: Ações e Reflexões de Enfrentamento ao Racismo. O evento será realizado na sede da Fundação Rosa Luxemburgo, durante o evento O que a agroecologia e a alimentação saudável têm a ver com o combate ao racismo ambiental?

Fruto de um conjunto de lives realizadas em 2021, no decorrer do projeto Juventude Negra Viva – Educação Popular e Agroecologia, da UNEafro Brasil. A publicação contou com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A obra foi editada pela Oralituras.

Na ocasião, especialistas de diversas áreas irão compartilhar experiências e conhecimentos sobre as possíveis ações que partam da agroecologia como um movimento que educa e contribui com a conexão com a terra, com os territórios e com a ancestralidade, revelando outros modos possíveis de produzir e distribuir alimentos fundamentados na coletividade e na sustentabilidade socioambiental.

Mediado por Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, o evento contará com a presença de Adriana Rodrigues e Aline Guarizo, coordenadoras de projetos no Instituto de Referência Negra Peregum; e Carla Bueno Chahin, integrante do setor de Produção do MST e da Rede de Cozinhas Solidárias em São Paulo.

“Este projeto é uma forma pela qual enfrentamos a tragédia atual, marcada por crises econômicas, ambientais e sanitárias. Atuando por meio da prática comunitária e colaborativa, seguindo o legado de nossos ancestrais, esse caminho representa um avanço em direção à realidade que buscamos, onde a população negra não apenas sobreviva, mas também se fortaleça com possibilidade de construir um futuro sustentável e sem racismo”, afirma Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

Durante o evento, também serão apresentados trechos da websérie Racismo Ambiental: Terra, territórios, tecnologias. Em três episódios, a produção aborda as consequências da crise climática sobre um contexto de insegurança alimentar e como essas já são realidade das populações brasileiras. 

“Os capítulos estão distribuídos conforme as temáticas das lives, criando um arranjo de um rico registro das discussões e experiências compartilhadas, contribuindo significativamente para o aprimoramento de nossa compreensão sobre como construir comunidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis, o que só é possível com a superação e o combate ao racismo”, diz Aline Guarizo, coordenadora do projeto de agroecologia do Instituto de Referência Negra Peregum. 

Sobre o Instituto de Referência Negra Peregum

Criado por militantes da luta por educação, o Instituto compõe o movimento negro brasileiro. É uma organização sem fins lucrativos, com natureza de direito privado e tem a missão de promover a difusão da educação, da comunicação e dos direitos humanos, bem como a oferta de cuidado e assistência e o incentivo do protagonismo da população negra no Brasil, suas organizações e novas lideranças da periferia, comprometidas com os desafios sociais da realidade brasileira. A organização atua apoiando iniciativas e projetos populares que promovam pessoas negras, moradoras e moradores de territórios periféricos e vulneráveis, além de organizações, movimentos e coletivos.

O que a agroecologia e a alimentação saudável têm a ver com o combate ao racismo ambiental?

Lançamento do livro Agroecologia e Educação Popular: Ações e Reflexões de Enfrentamento ao Racismo

Dia: 16 de maio
Hora: 18h30
Local: Fundação Rosa Luxemburgo
Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros