Websérie discute os impactos do racismo ambiental e apresenta alternativas

A UNEafro Brasil e o Instituto de Referência Negra Peregum, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, lançam a websérie “Racismo Ambiental: Terra, Territórios, Tecnologias”
13/12/2023
por
FRL

A UNEafro Brasil e o Instituto de Referência Negra Peregum, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, lançam a websérie “Racismo Ambiental: Terra, Territórios, Tecnologias”. A produção de três episódios já está disponível no YouTube.

A série revela as múltiplas facetas do racismo ambiental presente nos territórios e na vida da população negra em São Paulo, além de apresentar as formas de enfrentamento à crise climática adotadas pelo movimento negro. As histórias são contadas por pessoas que estão na linha de frente no combate às tragédias ambientais.

As gravações foram realizadas em três locais diferentes onde a UNEafro Brasil desenvolve trabalho de hortas comunitárias e processos de formação popular de jovens.

Os três episódios trazem os temas: “Quem tem medo das chuvas, remoções e deslizamentos?”; “Parem as máquinas, baixem as armas: isso aqui é um quilombo!”; “A educação popular como ferramenta de resistência e bem viver”.

A coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo Christiane Gomes destaca a importância da discussão em torno do racismo ambiental e da crise climática. Isto porque “são as populações negras, tradicionais, indígenas e periféricas as mais afetadas pelas consequências da crise do meio ambiente que vivemos em todo o planeta”. 

Por outro lado, destaca Gomes: “se estas populações são as que mais sofrem com o problema, são elas também que nos apresentam alternativas, caminhos para construir outras realidades”. 

As consequências do racismo ambiental e das mudanças climáticas bem como as alternativas estão presentes no websérie “Racismo Ambiental: Terra, Territórios, Tecnologias”.  O projeto foi desenvolvido no marco do Programa Latino-americano de Clima da Fundação Rosa Luxemburgo.