Povos originários e sustentabilidade é tema da Feirinha das Arcadas

A terceira edição da Feirinha das Arcadas, que reúne editoras de livros independentes, tem como temática os povos originários e sustentabilidade. O evento será será realizado no dia 26 de agosto entre 12h e 18h, no Goethe-Institut de São Paulo
03/08/2023
por
Goethe-Institut de São Paulo

A terceira edição da Feirinha das Arcadas, que reúne editoras de livros independentes, tem como temática os povos originários e sustentabilidade. O evento será será realizado no dia 26 de agosto entre 12h e 18h, no Goethe-Institut de São Paulo, na rua Lisboa, 974.

Além da venda de livros pelas editoras independentes e artesanato indígena, acontecem atividades culturais como palestras de Jaqueline Haywã, Janaina Storfe e Alex Lecci e contação de história indígena com Nani, além da exibição do documentário “Para’Í”, de Vinicius Toro.

:: Conheca a biblioteca digital da Fundação Rosa Luxemburgo

Programação (sujeita a alteração) 

12h às 18h – Arcadas
Feira de editoras – Venda de livros pelas editoras nas arcadas: uma diversidade de mundos em cada editora 

12h às 18h – Arcadas
Mãos que fazem –  Venda de artesanato indígena e sustentável  

12h às 13h – Jardim
Contação de história  indígena  por Nani Braun

14h às 15h – Jardim
Palestra com a cacica Jaqueline Haywã, seguida de roda de conversa e dança

15h às 16h20 – Foyer
Exibição do documentário:  Para’Í” de Vinicius  Toro
O longa-metragem conta a história da menina Pará, que, após encontrar uma colorida espiga de avaxi para’i – milho tradicional do povo Guarani –, inicia uma caminhada em busca de sua própria identidade. O projeto foi realizado em colaboração com o Grupo Audiovisual da Terra Indígena (TI) Jaraguá, em São Paulo. Duração: 81 minutos

16h30 às 17h30 – Jardim
Sustentabilidade no Mundo editorial 
Palestra com Janaina Storfe e Alex Lecci 

Editoras participantes

Anita Garibaldi, Atma, Barbatana, Cartola, Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, Hedra Editora, Janelas para o Mundo, Livraria Maracá, Malagueta, N-1, Peirópolis

Participantes

Alex Lecci, Co-Fundador e CMO da startup Ecooar Biodiversidade. Atua em criação de estratégias de marketing ambiental e informações para criação e desenvolvimento de startups.

Janaina Storfe, especialista em Sustentabilidade há 19 anos, atuou em grandes multinacionais realizando auditorias em campo de grandes empresas, além de ser auditora, perita e gestora ambiental e ESG. Co-fundadora e Diretora de ESG da Cartola Editora, responsável por todos os projetos socioambientais da mesma. 

Jaqueline Haywã, indígena Pataxó hã, hã hae que é a mistura de 6 etnias, cacica de uma Aldeia em Ribeirão Pires/SP, cidade em que nasceu e reside. Casada, mãe de uma adolescente de 13 anos, com formação em estudos sociais, geografia e pedagogia. Representante indígena no Conselho de Igualdade Racial e autora do livro: “Reconstruindo história”.

Nani Braun é formada em comunicação, com especialização em teatro e danças das culturas tradicionais. Há 4 anos aproximou-se das comunidades e escritores indígenas e, hoje, dedica-se exclusivamente a divulgação da Literatura Indígena.

SOBRE O PROJETO

A Feirinha das Arcadas é uma parceria entre o Goethe-Institut, a Vitrine da Leitura Assessoria Cultural, Editora Brejeira Malagueta, Fundação Rosa Luxemburgo e Janelas para o Mundo.
 A Feira acontece bimestralmente e pretende ser um espaço da diversidade de visões de mundo, colocando nas mesas o que está em pauta na atualidade, produzindo reflexões e debates sobre questões que permeiam o nosso cotidiano. 

Parcerias

  • Descoloniza Filmes
  • Fundação Rosa Luxemburgo
  • Editora Malagueta
  • Janelas para o Mundo e Vitrine da Leitura