Sobre cartolas, políticos e crises

Como a crise social e econômica afeta os clubes de futebol? Quem ganha com o modelo atual de gestão? Análise aprofundada sobre futebol, poder e crise na Europa é a base para uma conversa entre editor do diário alemão "neues deutschland", Martin Ling, e o jornalista brasileiro Juca Kfouri. Evento é aberto e gratuito
06/12/2015
por
FRL, 8/12, 19h

Como a crise social e econômica afeta os clubes de futebol? Quem ganha com o atual sistema? Análise aprofundada sobre futebol, poder e crise na Europa é a base para uma conversa entre o editor do diário alemão neues deutschland, Martin Ling, e o jornalista Juca Kfouri.

Imagem: Caco Bressane
Imagens: Caco Bressane

A Fundação Rosa Luxemburgo convida a todas e todos para participar no próximo dia 8 de dezembro de uma roda de conversa sobre as relações entre poder e futebol, com participação do editor do diário alemão neues deutschland, Martin Ling, e do jornalista Juca Kfouri. O evento será realizado no auditório da sede da organização, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, às 20h, e contará com mediação de Daniel Santini, da Fundação Rosa Luxemburgo.

fute-2Além do debate, o evento marca também o lançamento da publicação Futebol. Poder. Crise., uma análise aprofundada feita por Martin Ling sobre como a crise na Europa afetou o futebol e os clubes dos países economicamente mais vulneráveis, com especial atenção para a situação de Espanha, Grécia e Itália. O tema sobrepassa fronteiras. Não é de hoje que a relação entre poder e futebol é direta, em um círculo vicioso e concentrador em que cartolas e ex-jogadores ganham projeção a partir de conquistas e se elegem, e no qual recursos públicos e subsídios ajudam a manter elencos milionários.

Na Europa, surgem novos questionamentos sobre a Fifa e as federações nacionais. Na Alemanha, o próprio Franz Beckenbauer enfrenta questionamentos sobre a lisura do processo de escolha da sede para a Copa do Mundo de 2006. Nos Estados Unidos, a Justiça avança na responsabilização de cartolas envolvidos em seguidos escândalos, com especial atenção para o papel de latino-americanos e caribenhos em eleições fraudulentas.

Assunto e exemplos recentes não faltam, não só na Europa, mas na América do Sul também. Talvez o mais emblemático seja a eleição do ex-cartola Maurício Macri para presidência da Argentina em 22 de novembro. Ex-presidente do Boca Juniors, foi por meio da sua fama à frente do clube que ele conseguiu dar início a ascensão política que culminou na conquista do principal cargo executivo do país. No legislativo, o tema ganha contornos ainda mais fortes. No Brasil, vale lembrar da, assim conhecida, Bancada da Bola, que dribla limites a toda hora no Congresso Nacional, e de exemplos de políticos que conseguiram poder rapidamente graças ao futebol, como Romário (PSB), eleito como senador mais votado da história do Rio de Janeiro.

Ainda sobre o tema, em 2014, a FRL organizou o livro Resistências no País do Futebol – a Copa em contexto, disponível para download, com contribuções dos nossos convidados.

 

SERVIÇO
Futebol e poder
Evento gratuito e aberto

Data:
 8/12/2015, terça-feira
Horário: a partir das 20h
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
 Acessível para cadeirantes, com banheiro adaptado.

no facebook, o evento está aqui

 

Como chegar: A FRL fica a 16 minutos de caminhada da Estação Faria Lima de Metrô (linha amarela) e a 17 minutos do Terminal Pinheiros (linha amarela do Metrô,  Linha 9-Esmeralda da CPTM). O endereço está em uma travessa da Avenida Pedroso de Moraes, onde passam ônibus provenientes de diferentes pontos da capital e região metropolitana. Consulte as linhas municipais e intermunicipais. Estamos ao lado do eixo cicloviário Berrini-Faria Lima-Pedroso de Moraes, e contamos com estrutura para visitantes prenderem a bicicleta.

Veja no mapa:

Ver mapa ampliado