debate: as esquerdas em crise

Socialismo e democracia

Debate_esquerdas-democracia

As Fundações Perseu Abramo e Rosa Luxemburgo organizam na quinta-feira, 25 de fevereiro, às 19h, um bate-papo a respeito do tema “socialismo e democracia”, desde a Comuna de Paris até o socialismo do século 21, revendo processos desde a formação dos partidos comunistas na América Latina até a crise da social-democracia europeia.

Participam do debate os marxistas não dogmáticos Klaus Meschkat e Paul Singer. A mediação do debate será feita pela filósofa Isabel Loureiro.

O sociólogo alemão Klaus Meschkat foi companheiro de lutas do líder estudantil Rudi Dutschke. Acompanha os processos sociais na América Latina desde os anos de 1960. Viveu o golpe de 1973 no Chile como professor em Concepción, onde foi colega de Éder Sader. Meschkat é membro do Grupo Permanente de Trabalho sobre Alternativas ao Desenvolvimento da Fundação Rosa Luxemburgo (leia aqui sua palestra no seminário “Democracias em disputa”, em Bogotá, setembro de 2015).

O economista Paul Singer foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e hoje é Secretário Nacional de Economia Solidária do MTE, incentivando a formação de cooperativas e modelos de autogestão de empresas por trabalhadores. Participou no congresso Solikom em Berlim no mês de setembro de 2015.

A respeito de democracia, Paul Singer afirma que “o socialismo nada mais é do que levar a democracia às últimas consequências, é conseguir levar a democracia para economia, que é o que a economia solidária defende, mas também para a escola, para a família, para tudo”.

O evento terá transmissão on-line pela TEVÊ FPA. Vejam no site da FPA, na coluna direita.

 

SERVIÇO
Socialismo e democracia – as esquerdas em crise
Evento gratuito e aberto

Data:
25/2/2016, quinta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Acessível para cadeirantes, com banheiro adaptado.

 

Como chegar: A FRL fica a 16 minutos de caminhada da Estação Faria Lima de Metrô (linha amarela) e a 17 minutos do Terminal Pinheiros (linha amarela do Metrô,  Linha 9-Esmeralda da CPTM). O endereço está em uma travessa da Avenida Pedroso de Moraes, onde passam ônibus provenientes de diferentes pontos da capital e região metropolitana. Consulte as linhas municipais e intermunicipais. Estamos ao lado do eixo cicloviário Berrini-Faria Lima-Pedroso de Moraes, e contamos com estrutura para visitantes prenderem a bicicleta.