CryptoRave 2017

Subvertendo o capitalismo de vigilância

O que redes comunitárias e cooperativismo de plataforma têm a oferecer? Painel na CryptoRave discutirá projetos cooperativos em diferentes camadas da Internet: da conexão por meio de redes comunitárias a aplicações

Por Fundação Rosa Luxemburgo

crypo-600

De que modo podemos resistir ao capitalismo de vigilância do século XXI? Destruindo o império dos negócios baseados em dados e algoritmos (Uber, Google, Airbnb, Amazon) ou construindo alternativas econômicas que também irão operar pela análise de dados, porém com controle social e governança democrática?

Essas questões estão em discussão durante o debate “Subvertendo o capitalismo de vigilância”, que acontece em 6 de maio de 2017, sábado, a partir das 13hna Casa do Povo, em São Paulo. A atividade é parte da programação da edição 2017 da CryptoRave São Paulo, evento que reúne atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.

No encontro será apresentado o livro “Cooperativismo de plataforma – Contestando a economia do compartilhamento corporativa”, escrito pelo ativista Trebor Scholz. O livro identifica experiências comunitárias de criação de plataformas e algoritmos para atividades econômicas em rede. Seriam tais sistemas seguros e viáveis? Seriam escaláveis?

Participam do debate Rafael Zanatta, pesquisador em direitos digitais e tradutor do livro Cooperativismo de Plataforma, e Bruno Vianna, criador do CooLab, cooperativa de formação de projetos comunitários para conexão à Internet no Brasil. Ambos estão envolvidos com projetos cooperativos na camada da conexão no Brasil e no México (redes comunitárias). Eles explicarão no que consistem tais projetos e como eles se combinam com uma visão de colaboração e participação que pode se irradiar para a economia digital.

O evento é também uma continuidade do debate realizado na primeira apresentação do “Cooperativismo de Plataforma”, realizado em 4 de abril em São Paulo.

Subvertendo o capitalismo de vigilância
O que redes comunitárias e cooperativismo de plataforma têm a oferecer?

Bruno Vianna, criador do CooLab, cooperativa de formação de projetos comunitários para conexão à Internet no Brasil
Rafael Zanatta, pesquisador em direitos digitais e tradutor do livro Cooperativismo de Plataforma

Debate com apresentação do livro Cooperativismo de plataforma. Baixe uma cópia sem custos, formato PDF

Data: 06/05/2017  – sábado
Horário: a partir das 13h
Local: Casa do Povo
Endereço: Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo

Confirme sua presença 


View Larger Map