Tarifa Zero é tema de simpósio internacional na UFABC

O pesquisador polonês Wojciech Kębłowsk e ex-secretário de Transportes de SP Lucio Gregori discutem as possibilidades da Tarifa Zero no dia 3 de maio
10/04/2024
por
Daniel Santini

Daniel Santini*

Wojciech Kębłowski, um dos principais pesquisadores sobre Tarifa Zero no planeta, e Lucio Gregori, ex-secretário de Transportes de São Paulo, debatem políticas públicas a partir de um olhar sobre a experiência de São Caetano, maior cidade com Passe Livre de São Paulo

O professor polonês Wojciech Kębłowski, um dos principais pesquisadores sobre Tarifa Zero do mundo, e o engenheiro Lucio Gregori, ex-secretario municipal de Transportes de São Paulo, participam do Simpósio Internacional sobre Tarifa Zero em 3 de maio de 2024, sexta-feira, das 17h às 19h, na Universidade Federal do ABC – campus SBC. A atividade é resultado de uma parceria entre Fundação Rosa Luxemburgo, Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC), Laboratório de Planejamento Territorial (LAPLAN) da UFABC e Rede Mobilidade Periferias. Haverá tradução simultânea e o acesso é livre.

O debate, aberto para participação de pesquisadores e pesquisadoras do tema, envolverá uma leitura sobre a Tarifa Zero no mundo, perspectivas e avanços da política no Brasil e também um olhar sobre a experiência de São Caetano, cidade de 165 mil habitantes, que aboliu as cobranças em 2023 e é a mais populosa com Passe Livre universal do estado de São Paulo – confira a lista completa e veja abaixo o mapa com as mais de 100 cidades brasileiras que adotaram e mantém Tarifa Zero identificadas até agora. Considerada a população de todos os municípios, mais de cinco milhões de pessoas hoje tem acesso à transporte público gratuito no país.

O Brasil, junto com Estados Unidos, Estônia, França e Luxemburgo, tornou-se referência internacional em políticas de Tarifa Zero. O número de cidades vem aumentando, com 36 novas adoções em 2023, quantidade inédita, e participação crescente de municípios de médio porte. Já são onze cidades com mais de 100 mil habitantes com sistemas de transporte livres de cobranças.

TEORIA E PRÁTICA


Wojciech Kębłowski é professor na Universidade Livre de Bruxelas com vasta produção acadêmica sobre o tema. Como geógrafo urbano, trabalha na intersecção entre transporte, mobilidade e alternativas ao capitalismo. Em 2018, ele escreveu o capítulo de abertura do livro Free Public Transit: and why we don´t pay to ride elevators, publicação conjunta da editora canadense Black Rose Books e da Fundação Rosa Luxemburgo, em que propõe definições básicas para conceitualizar políticas de Tarifa Zero.

Lucio Gregori é considerado um dos idealizadores deste tipo de política no Brasil. No início da década de 1990, quando era secretário municipal de Transportes de São Paulo, ele tentou implementá-la, enfrentando resistência na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta influenciou de maneira decisiva nos rumos da organização do transporte público na cidade mais populosa da América e até hoje é referência para municípios menores e movimentos sociais. Em 2020, ele escreveu junto com Chico Whitaker, José Jairo Varoli, Mauro Zilbovicius e Márcia Sandoval Gregori o livro Tarifa Zero: a Cidade sem Catracas, em que conta em detalhes a experiência.

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* Daniel Santini é coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo