Você pegaria o bastão de Sueli Carneiro?

Filósofa, escritora e ativista do movimento social negro brasileiro, Sueli Carneiro nasceu em 1950 na cidade de São Paulo e esteve presente em marcos fundamentais em relação ao avanço político contra o racismo.
27/05/2021
por
Nós, Mulheres das Periferias

Em 1988 Sueli Carneiro e outras mulheres negras fundaram o Geledés –  Instituto da Mulher Negra. Seu pensamento e obra intelectual “criam um chão”, como disse uma das participantes deste episódio, para que as próximas gerações pisem. Seu trabalho é uma ponta de lança sobre como enegrecer o feminismo e sobre as raízes que estruturam o racismo no Brasil. É por isso que, sem Sueli Carneiro, talvez o Nós, mulheres da periferia nem existiria.

Filósofa, escritora e ativista do movimento social negro brasileiro, ela nasceu em 1950 na cidade de São Paulo e esteve presente em marcos fundamentais em relação ao avanço político contra o racismo. Neste episódio entrevistamos mulheres que pegaram o bastão dessa luta.

Bianca Santana, jornalista e escritora da biografia “Contínuo preta: A vida de Sueli Carneiro”, lançado recentemente pela Companhia das Letras. Além disso, temos a participação da jornalista e pesquisadora Maitê Freitas, a arquiteta urbanista e pesquisadora Gabriela Gaia e Juliana Gonçalves, jornalista e ativista.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.