1º Intercâmbio entre Mulheres em Defesa do Território-Corpo-Terra-Águas na Chapada do Apodi e na foz do Jaguaribe

Acontece no Ceará entre os dias 9 e 12 de agosto o Encontro Mulheres em Defesa do Território-Corpo-Terra-Águas, um intercâmbio que reunirá 60 mulheres de vários estados brasileiros.
08/08/2022
por
Terramar

Ceará une mulheres de vários estados do Brasil pelo enfrentamento às injustiças socioambientais e de gênero

Acontece no Ceará entre os dias 9 e 12 de agosto o Encontro Mulheres em Defesa do Território-Corpo-Terra-Águas, um intercâmbio que reunirá 60 mulheres de vários estados brasileiros. No objetivo de fortalecer-se individual e coletivamente, elas debaterão a respeito das dificuldades que as mulheres, em sua diversidade de origens e identidades, enfrentam no dia-a-dia, frente às questões socioambientais que atravessam sua vida, comunidade, meio ambiente e clima, ainda mais agravadas no atual contexto brasileiro.

O Encontro se dará em caravana visitando o Acampamento Zé Maria Do Tomé, a Comunidade do Tomé, ambos em Limoeiro do Norte e proximidades de Quixeré (CE), o Quilombo do Cumbe no Aracati e a comunidade do Jardim no Fortim (CE). O sentido é estar entre mulheres refletindo sobre questões relevantes como energia, clima, agronegócio, agroecologia, pesca e mariscagem, abordando também as violências étnicas e raciais e de gênero, fruto das desigualdades estruturantes.

O momento é um desdobramento do 1º Intercâmbio das Marisqueiras do Rio Jaguaribe e do curso de extensão “Mulheres Em Defesa Do Território-Corpo-Terra”. Este primeiro intercâmbio foi realizado no Quilombo do Cumbe pelo Instituto Terramar e o Naterra/UECE junto às mulheres das comunidades do Quilombo do Cumbe, Jardim e Canavieira, em abril de 2022. Teve por foco o autocuidado entre mulheres em um contexto de aumento de óbitos tanto pela pandemia quanto pela violência e injustiças ambientais acumuladas na foz do rio e nos territórios tradicionais pesqueiros. Os principais causadores dessa degradação socioambiental são o Estado e a iniciativa privada que investem em atividades de altos impactos: como a carcinicultura, o turismo de massa, os parques eólicos, o agronegócio e a exploração do petróleo.

O curso de extensão “Mulheres em Defesa do Território-Corpo-Terra” é uma iniciativa da Coletiva Diálogos Feministas, da Fundação Rosa Luxemburgo e do CPDA/UFFRJ. Está acontecendo desde 27 de junho e vai até 12 de setembro de 2022, com palestras online, encontros virtuais e visitas de campo. A formação é um espaço de troca de saberes entre mulheres de organizações comunitárias, movimentos sociais e da academia. Promove a análise de violações de direitos humanos em decorrência de projetos minero-energéticos, da expansão de energia, das concessões florestais e da política fundiária no Brasil, com especial atenção ao debate de gênero e raça.

Mulheres do campo das águas e da cidade unidas na defesa dos seus territórios, dos seus corpos e da sua autonomia!

Mulheres unidas e na resistência, não ao despejo do acampamento Zé Maria do Tomé!

A programação desse novo intercâmbio conta com rodas de conversa, visitas a quintais produtivos do Acampamento Sem Terra, debate em torno do Memorial Zé Maria do Tomé – símbolo da luta fundiária da região da Chapada do Apodi – e culmina em uma Caravana pelas águas do Rio Jaguaribe, pelo trajeto das marisqueiras da foz, quando as mulheres farão uma expressão simbólica de afeto e defesa do Rio Jaguaribe visibilizando a existência e importância das mulheres na preservação do meio ambiente, clima e modos de vida ancestrais construtores do bem viver.

A realização do Intercâmbio é de várias entidades/coletivos: Grupo de Mulheres Mãos que Criam do Acampamento Zé Maria do Tomé; Grupo Flor do Mussambê, da Comunidade do Tomé; Mulheres da Comunidade Jardim; Mulheres e Associação Quilombola do Cumbe; Mulheres do Sítio Canavieira; Instituto Terramar; NATERRA – Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território da UECE; Coletivo Diálogos Feministas; Fundação Rosa Luxemburgo, e Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ.

As convidadas são Comissão Pastoral da Terra (CPT – TO), Movimento de mulheres Camponesas (MMC – SE), Sempreviva Organização Feminista (SOF – SP), Justiça nos trilhos (MA), Comunidade tradicional do Horto (RJ), GT Mulheres de Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Faculdade de Educação de Universidade Federal do Ceará e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aqui do Ceará.