Atlas de sistemas alimentares no Cone Sul será lançado neste sábado em SP

O Atlas de sistemas alimentares no Cone Sul será lançado, em 24/02, às 10h, na rua Siqueira Cardoso, 297 - Belenzinho
21/02/2024
por
FRL
 style=

A edição brasileira do Atlas de sistemas alimentares no Cone Sul será lançado, em 24/02, às 10h, na rua Siqueira Cardoso, 297 – Belenzinho. A publicação é coordenada pelos escritórios de São Paulo e Buenos Aires da Fundação Rosa Luxemburgo e coeditada com a Expressão Popular. A atividade ocorrerá durante a pré-inauguração do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur e contará com a presença do padre Julio Lancellotti.

O sacolão é uma experiência popular de combate à fome e um espaço de aproximação das relações dos trabalhadores do campo e da cidade através dos alimentos da reforma agrária, estimulando a economia solidária e a participação social. Trata-se de uma parceria do Movimento Sem Terra com a Pastoral do Povo de Rua, no bairro da Mooca, Zona Leste de São Paulo. Durante a atividade, os exemplares do Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul serão distribuídos gratuitamento.

A publicação discute as causas da crise alimentar na região, vinculando a fome ao sistema alimentar dominante nesses países que privilegia o agronegócio. Além do diagnóstico da situação, o livro apresenta práticas e alternativas que apontam para outras formas de uso da terra, de produção e circulação de alimentos, impulsionadas por um modelo baseado na agroecologia.  Destaque para as ações de movimentos populares que durante a pandemia desenvolveram campanhas de solidariedade que contribuíram para alimentar a população principalmente nas grandes cidades, seja em distribuição de alimentos gratuitos ou nas cozinhas populares e solidárias.

As experiências destacadas no Atlas não só ressaltam a importância da soberania alimentar, mas elencam uma série de políticas públicas que buscam garantir uma vida digna no campo e nas cidades, e, principalmente, o direito inalienável de que toda a população possa comer de maneira saudável.

A organização e coordenação editorial é de Jorge Pereira Filho (FRL Brasil e Paraguai) e de Patricia Lizarraga (FRL Cono Sur) e foi construída de forma participativa em parceria com movimentos populares do campo e da cidade, ONGs e especialistas. 

SERVIÇO

Lançamento da edição brasileira do Atlas de sistemas alimentares no Cone Sul

Dia: 24/02

Hora: 10h

Local: rua Siqueira Cardoso, 297 – Belenzinho

Entrada gratuita