MOBILIDADE

Cidade livre #09 – José Jairo Varoli e Márcia Sandoval Gregori

Os significados e horizontes da tarifa zero são tema deste penúltimo episódio da série especial Cidade livre, parceria do Guilhotina com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL). Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o economista José Jairo Varoli, que na gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo foi diretor de gestão da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e a pós-doutoranda na Faculdade da Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP) e membra do Grupo Museu Patrimônio Márcia Sandoval Gregori, que foi conselheira participativa municipal de São Paulo e integrou o Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana da Rede Butantã. Eles são autores, com Lucio Gregori, Chico Whitaker e Mauro Zilbovicius, do livro “Tarifa Zero: a cidade sem catracas” (https://rosalux.org.br/lancamento-do-livro-tarifa-zero-a-cidade-sem-catracas/), obra que é uma das inspiradoras desta série e que conta a experiência da gestão Erundina para tentar aplicar a tarifa zero em São Paulo. Conversamos sobre o legado desta e de outras lutas, como as jornadas do Movimento Passe Livre desde 2004, e as perspectivas de curto, médio e longo prazo de introdução da tarifa zero no Brasil.

A série Cidade livre reúne em dez episódios vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir a mobilidade urbana à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” (https://rosalux.org.br/passe-livre/) e “Tarifa zero: a cidade sem catracas” (https://rosalux.org.br/lancamento-do-livro-tarifa-zero-a-cidade-sem-catracas/), ambas da Autonomia Literária com a FRL.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.

Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Nação Zumbi, “Um sonho” (Dengue, Jorge Du Peixe, Lúcio Maia e Pupillo). Ilustração: Rodrigo Corrêa.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux