Cidade livre #10 – Clarisse Linke e Jessica Lima

No episódio final da série especial Cidade livre, parceria do Guilhotina com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), falamos sobre o futuro dos transportes.
18/12/2020
por
Guilhotina | Le monde diplomatique Brasil

No episódio final da série especial Cidade livre, parceria do Guilhotina com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), Bianca Pyl e Luís Brasilino falam sobre o futuro dos transportes com Clarisse Linke e Jessica Lima. Clarisse é mestre em políticas sociais, ONGs e desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) e diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil); e Jessica é professora de Engenharia de Transportes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutora em Transportes e Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e produtora de conteúdo digital sobre mobilidade urbana no Instagram e no podcast A Transportista. Conversamos sobre a atual estrutura de transportes e sobre as tendências para o futuro, tanto as perspectivas negativas de aprofundamento do modelo atual focado no transporte individual motorizado, como as possiblidades de transformação rumo a um horizonte de cidade livre.

*Links: David Banister. The sustainable mobility paradigm. Transport policy (https://bit.ly/3r6rXI4); Robert Cervero. The transit metropolis: a global inquiry. Island press, 1998 (https://islandpress.org/books/transit-metropolis); Eduardo Alcântara de Vasconcellos. Políticas de transporte no Brasil: a construção da mobilidade excludente. Manole, 2014 (http://bit.ly/3oWYP4j); Jessica Lima. Mobilidade e equidade: um olhar da justiça distributiva sobre o uso da motocicleta em Alagoas. Tese de doutorado em Engenharia Civil, UFPE, 2020 (http://bit.ly/3p514CR); NACTO, Ruas para resposta e recuperação da pandemia, Bloomberg, 2020. (http://bit.ly/3gS7C4G); Série A cor da mobilidade (http://bit.ly/2KB2CoT); Boletim #1 MobiliDADOS: mobilidade de baixo carbono (http://bit.ly/3nrHq3r); Boletim #2 MobiliDADOS: ruas mais seguras (http://bit.ly/2KATxwg); Boletim #3 MobiliDADOS: os carros e a cidade em colapso (http://bit.ly/2Wlylgv); Boletim #4 MobiliDADOS: o transporte de média e alta capacidade nas cidades brasileiras (http://bit.ly/3ai7tpP); Boletim #5 MobiliDADOS: estatísticas nacionais e políticas de mobilidade urbana (http://bit.ly/2WpJsoA); Boletim #6 MobiliDADOS: cidades resilientes e acesso aos serviços de saúde (http://bit.ly/2WnXNSM). Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Beth Carvalho, “Andança” (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós). Ilustração: Rodrigo Corrêa. A série Cidade livre reúne em dez episódios vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir a mobilidade urbana à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” (https://rosalux.org.br/passe-livre/) e “Tarifa zero: a cidade sem catracas” (https://rosalux.org.br/lancamento-do-livro-tarifa-zero-a-cidade-sem-catracas/), ambas da Autonomia Literária com a FRL.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.